Paraíso ganha rodovia duplicada

07/10/2011

A Concessionária Nascentes das Gerais, entregou na manhã de quinta-feira, 6, as obras de duplicação e melhoramentos realizados entre entre os quilômetros 1,5 e 4,45, da BR-491. A rodovia integra o complexo que é formado pela BR-265/MG-050 em São Sebastião do Paraíso, da  Parceria Público-Privada (PPP). Durante os dois anos de execução das obras foram investidos R$ 12 milhões e agora a empresa anuncia a aplicação de mais R$ 13 milhões na continuidade dos trabalhos no município.

As obras compreendem a duplicação de pistas, implantação de vias marginais, construção de passarelas, viadutos (passagens superiores para pedestres e veículos) e novas sinalizações. O investimento atende a cerca de oito mil usuários que trafegam diariamente pelo trecho. Somente em Paraíso já foram aplicados R$ 21 milhões em obras já concluídas e em andamento. A concessionária  anuncia que nos próximos meses serão investidos outros R$ 13 milhões em novas intervenções.

A concessionária anuncia que a partir de agora está trabalhando na correção do traçado na MG-050 entre os quilômetros 396,9 e 399, na MG-050, para remoção de curvas perigosas, o­nde serão aplicados R$ 4,6 milhões. A expectativa da empresa é de que antes do quinto ano de concessão Paraíso esteja  com novos trechos duplicados e com quase 11 quilômetros de terceiras faixas. O sistema MG-050/BR-265/BR-491 é a principal via  de ligação entre o Centro-Oeste e o Sudoeste de Minas Gerais. Nos 371,4 quilômetros  de extensão da rodovia já investidos R$ 342 milhões em obras de melhorias.

O evento teve a presença do prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin, do vice-prefeito Márcio da Silveira, secretários da administração municipal, vereadores e lideranças da comunidade local. Compareceram o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles; o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes; o diretor do DER/MG, João Baeta; o dono do grupo Bertin, Reinaldo Bertin, que integra a PPP, o presidente da Concessionária Nascentes, Emerson Bitar e outros diretores dos dois empreendimentos. Ainda registrou-se a presença de Renato Andrade, sub-secretário Estadual de Políticas Urbanas, o prefeito de Jacuí, João Arantes e o diretor da Escola Estadual Inês Miranda, Cláudio José Michelato também estiveram no palanque oficial.

Pronunciamentos — O prefeito Mauro Zanin agradeceu ao Governo de Minas, aos deputados e empresários do grupo empreendedor que administram a rodovia. “Não fossem a ousadia do governador Aécio Neves e agora com o Anastasia junto aos empresários através desta parceria e da PPP ficaríamos aqui aguardando pelos investimentos que demorariam muito mais a chegar. Nós que estamos na divisa com o estado de São Paulo, muitas vezes invejávamos os trevos e as obras em Mococa, Ribeirão Preto e Franca e hoje temos este conjunto de benefícios do mesmo porte em nosso município”, disse./

Mauro disse que as melhorias atendem a toda a região e que enquanto sociedade organizada a sua administração trabalhará para que a população saiba utilizar corretamente o espaço. “Nosso compromisso será de orientar os usuários”, disse. O prefeito falou ainda em nome dos moradores da região que reivindicam a implantação de mais um passarela nas proximidades do Terminal Rodoviário Angelo Scavazza. “Vamos estudar a situação, analisar a utilização das passagens disponíveis e se preciso for faremos mais reivindicações para a comunidade”, disse.

O deputado estadual, Antônio Carlos Arantes enfatizou a importância e a grandeza da obra. “É um trabalho que dá uma nova característica a São sebastião do Paraíso, com ares moderno, confirmando o seu progresso e desenvolvimento”, ressaltou. O empresário Reinaldo Bertin agradeceu a Prefeitura e o Secretário, Carlos Melles e a Construtora Contern. “Se não fosse vocês talvez não teríamos estas melhorias, mas hoje podemos dizer que o município recebe na prática os benefícios da PPP.

Ao citar os investimentos Reinaldo aponta que os resultados em segurança e conforto devem ser destacados. “Nos oito primeiros meses deste ano na região de Paraíso, houve queda de 50% nos acidentes”. Ele informou ainda que foram reduzidos em 45% a quantidade de vítimas fatais. “Isso é sensacional, todos batalharam pela duplicação, por mais segurança e lutam pela preservação da vida. Em breve voltaremos para promover campanhas educativas junto a comunidade”, assegurou.

O secretário estadual de Obras, Carlos Melles, representou o governador Antonio Anastasia disse que a PPP é a primeira grande experiência de PPP no Brasil. “Os resultados que estamos observando é fruto da ousadia e competência dos empreendedores e do governo, a MG-050 é a mais importante rodovia de Minas, não vamos parar, continuaremos com esforço”, relata. Ele anunciou que apesar das dificuldades com as desapropriações, os cuidados com o meio ambiente, “nada impedirá que o desenvolvimento se realize, em breve iniciaremos a construção do novo trevo”, afirma. Ele prometeu que se se necessário for empenhará para a construção de novas passarelas para atender as reivindicações dos estudantes, trabalhadores e moradores da região.