Projeto para ciclovia em Paraíso é premiado

06/09/2011

Aconteceu nesta sexta-feira (2), a entrega do Prêmio Soluções para Cidades 2011 para os alunos Gustavo Morasco e Thaila de Melo Veronesi, orientados pelo professor Luiz Guilherme Rovera de Castro, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB-SP).

O concurso teve o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções criativas para a melhoria da mobilidade nas cidades e o uso de transporte não motorizado. Os participantes, futuros arquitetos e urbanistas, apresentaram propostas de sistemas cicloviários para o município de São Sebastião do Paraíso (MG), cidade-piloto do Programa Soluções para Cidades, da ABCP.

O prefeito Mauro Zanin acompanhou a premiação, realizada no encerramento do Seminário “A arquitetura no desenvolvimento das cidades”, durante o maior evento do concreto na América Latina, o Concrete Show 2011, em São Paulo (SP). “Estou realmente muito orgulhoso pela participação do município em um experimento para o projeto da ABCP, que é inovador e tem abrangência nacional”, diz.

Os projetos contemplaram uma rede de circulação para ciclistas, interligando equipamentos urbanos considerados relevantes, desenhos conceituais referentes ao perfil de vias cicláveis em duas ruas de diferentes dimensões, na zona central da cidade, além de um estudo preliminar sobre um polo cicloviário com elementos de apoio ao ciclista. Os projetos previram o uso de sistemas construtivos à base de cimento e consideraram também uma oficina mecânica, uma bicicletaria, espaço para aluguel de bicicletas, guarda-volumes, sanitários e estacionamento de bicicletas.
 Para Zanin, o concurso aconteceu em boa hora e não descarta a possibilidade do projeto sair do papel. “Tem tudo a ver com o Plano de Mobilidade Urbana que está sendo desenvolvido em São Sebastião do Paraíso”, comenta.

O concurso destinou R$ 5 mil ao melhor projeto. Os 2º e 3º lugares ficaram com estudantes de instituições de ensino do Sul do País. O projeto de Lucas Fuson, Martins Kaufer Goic, Moacir Zancopé Júnior e Vitor Jun Takahashi, orientados por Humberto Mazzadri, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ficou com a premiação de R$ 3 mil e o projeto dos estudantes Cinara Nagel, Jean Ricardo Tomedi, Leandro Ludwig e Taciane Riboldi Garcia, orientados por Christian Krambeck, da Fundação Regional de Blumenau (FURB), foi premiado com R$ 2 mil.

As menções honrosas foram atribuídas aos projetos de Fernanda Serra Tavares e José Eduardo Calijuri Hamra, orientados por Denise Antonucci, também do Mackenzie, e de Márcio Fernando de Souza Campos, Karla Daum, Maisa Cristina Mafra e Lydia Ereni Reis Balsamo, com supervisão da orientadora Rafaela Vieira, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Também foi dado destaque ao projeto dos alunos Aline Peixer Ramos, Richard Lins Nogueira e Wesley da Silva Medeiros, orientados por Fábio Duarte de Araújo Silva, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

CLIQUE AQUI para conhecer o projeto vencedor.