Avenida Central recebe nova iluminação

03/08/2011

Através de um convênio com as Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig), a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou em julho a troca de lâmpadas na Avenida Central, localizada no bairro Jardim Planalto. O objetivo não é só melhorar a iluminação das ruas, mas também diminuir o consumo de energia com equipamentos mais econômicos. A obra tem custo aproximado de R$ 35 mil e é realizada com recursos do próprio município.
 Luminárias antigas, com braços curtos e baixa capacidade foram completamente substituídas por outras que chegam a ser duas vezes mais potentes e econômicas. De acordo com o chefe de serviços departamentais da Secretaria Municipal de Obras, Arineu Duarte, só na Avenida Central foram instaladas 20 lâmpadas de vapor de sódio de 250 wats, sete lâmpadas de 250 wats e, na Rua Maria Abadia Amaral Malagutti, foram mais 16 de 150 wats.
 “A mudança traz para a população mais segurança e, com certeza, melhora o aspecto visual da avenida”, diz Duarte. De acordo com ele, a troca de lâmpadas de mercúrio pelas de vapor de sódio também afeta diretamente a vida útil do dispositivo elétrico: de sete mil para 12 mil horas de uso.
 Mauro Zanin, prefeito de São Sebastião do Paraíso, explica que quando um bairro nasce hoje, ele já possui infraestrutura completa. “No entanto, nem sempre se atentaram ao crescimento da cidade e por isso alguns bairros não possuem iluminação adequada”. Para ele, as obras são emblemáticas, pois marcam positivamente a qualidade vida da população.
 “As demandas surgem da própria comunidade e são enxergadas pela Prefeitura Municipal”, afirma. Zanin adianta que um grande programa está em desenvolvimento para não só realizar substituições, mas principalmente completar a iluminação de São Sebastião do Paraíso no próximo ano.
 O procedimento de troca referente à Avenida Central começou na Avenida Antônio Rodrigues da Silveira e terminou na Avenida Washington Martoni. O projeto de Extensão e Modificação e Modificação de Rede, Iluminação Pública e Eficientização ainda está na primeira fase, mas até agora já investiu cerca de R$ 700 mil com obras em outros bairros do município. Não há qualquer custo adicional para a população.