Prefeitura usa redes para ouvir população

27/07/2011

Disponíveis há três meses, as redes sociais da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso não só levam informações de utilidade pública, mas também ouvem o que o internauta tem a dizer. Com a fase inicial do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) em andamento, um dos objetivos é reunir sugestões da população para ajudar na construção do projeto.
 Na primeira audiência pública do PlanMob, realizada em 14 de junho, o prefeito Mauro Zanin reforçou a importância da participação popular. “É muito bom encontrar pessoas para discutir a mobilidade em nosso município. O Plano só será realmente eficiente se for construído ouvindo o que os cidadãos tem a dizer”. Além das audiências, outra forma adotada será o uso das redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube.
 Fernando Freiria, jornalista responsável pela atualização e monitoramento, explica que, apesar de existir o perfil da Prefeitura no Facebook, a verdadeira interação deve acontecer na página oficial. “O perfil é só uma forma de administrar e divulgar a página para as pessoas”. Através do endereço
www.facebook.com/ssparaiso, o internauta acessa uma página atualizada diariamente e ao curti-lá passa a receber novas atualizações, assim como as dos amigos.
 No mural da página, é possível deixar qualquer tipo de comentário, crítica ou sugestão, inclusive sobre a mobilidade no município. De acordo com dados divulgados pelo próprio criador da rede, Mark Zuckerberg, o Facebook já ultrapassou 750 milhões de usuários. Em maio, o Brasil foi o país que mais cresceu no Facebook.
 O Twitter também tem a mesma proposta, mas de uma maneira mais rápida e ao mesmo tempo mais ampla. Apesar de possuir “somente” 200 milhões de internautas registrados, calcula cerca de 350 bilhões de tweets visualizados por dia. “Podemos transmitir tanto uma informação do município quanto replicar alguma postagem de outros perfis, sejam esses orgãos nacionais ou da própria comunidade”, explica Freiria. Para ele, é uma ferramenta poderosa para que o cidadão fique sempre conectado. “É possível estar em um evento, tirar uma foto e publicar no mesmo minuto”. O perfil oficial da Prefeitura pode ser visualizado através do endereço
www.twitter.com/ssparaiso.
 O canal da Prefeitura Municipal no YouTube também pode receber comentários, mas sua função é a divulgação de vídeos institucionais, campanhas e reportagens. Em breve, hospedará todos os programas da TV Prefeitura. Para conferir a página, basta acessar
www.youtube.com/ssparaiso.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

AGORA É SUA VEZ DE PARTICIPAR, dando sua opinião e/ou sugestão.

CLIQUE AQUI
e baixe o FORMULÁRIO para preenchimento de sua sugestão.
Depois, você poderá enviá-lo por e-mail para a Secretaria de Planejamento Urbano.