Municípios vêm conhecer projeto urbano de Paraíso

11/07/2011

O secretário de Planejamento Urbano de São Sebastião do Paraíso, Cassius Malagutti recepcionou na quinta-feira (7), representantes de vários municípios das regiões Centro-Oeste e Sul de Minas, que vieram conhecer o modelo urbano da cidade. “A visita é fruto do trabalho que estamos realizando e que é exemplo para outras localidades”, observa. Eles concluíram que, somente com o trabalho da administração pública, torna-se dificil alcançar os resultados almejados, sendo necessária uma ampla e efetiva participação da comunidade e a população atendida.
 A visita contou com a presença de  fiscais de nível superior, presidente de associações de engenheiros e inspetores  do Conselho Regional de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Minas Gerais (CREA/MG). “Eles elogiaram muito o que viram em relação à limpeza urbana e anunciaram que pretendem levar o modelo para as suas respectivas cidades. Compareceram representantes de municípios como Pouso Alegre, Pará de Minas, Divinópolis, Juiz de Fora e Itaúna entre outras localidades.
 Conforme o secretário, passados oito meses de assinatura do convênio entre o município e o CREA, os resultados já começam a aparecer de forma muito positiva. “Reduzimos muito a quantidade de obras irregulares, da mesma forma o volume de áreas sem entulhos nas ruas e nas calçadas, bem como a limpeza dos terrenos e o cumprimento da execução de calçadas”, enumera. O secretário cita que houve redução em dois terços das multas aplicadas.
 Ainda entre os aspectos positivos do convênio, Cassius cita que houve maior valorização dos profissionais do setor, o­nde o município melhorou a arrecadação em relação a projetos que antes eram irregulares. “Ganhamos em acessibilidade, mobilidade e segurança”, acrescenta. Ele diz ainda que, para a implantação deste projeto, foi decisivo o interesse da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos local (AREA), vontade política do prefeito Mauro Zanin e o apoio da Câmara Municipal.
 Paraíso integra  o projeto Alianças pela Urbanicidade, da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Minas Gerais (Faea-MG). O prazo para análise e aprovação de projetos que levava, em média, 30 dias, passou a ser feito em uma semana graças ao convênio celebrado com a AREA. “A Prefeitura incrementa sua fiscalização, a sociedade ganha mais uma oportunidade de fiscalizar e regular o setor porque a entidade realiza um trabalho de orientação e, para ela, o convênio garante a valorização das profissões e dos profissionais”, define.