Mais 30 produtores assinam convênio

25/04/2011

Uma reunião ocorrida na manhã de quarta-feira, 16 de março, na sede do Departamento de Agricultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso marcou a assinatura de contrato de 30 pequenos produtores rurais junto ao Programa de Aquisição de Alimentos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O produtor recebe R$ 4.500,00 no fornecimento de frutas, verduras, hortaliças e outros gêneros alimentícios que são repassados à entidades sociais. A iniciativa contribui para a geração de renda e melhoria na qualidade de vida das famílias que  participam do projeto através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
 O programa é desenvolvido no município através da Emater e tem o apoio do Departamento de Agricultura da Prefeitura. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) é outro elo forte de contato entre o governo e os produtores. “Nós participamos oferecendo suporte aos produtores através das associações rurais que é o canal entre as famílias e fazendo a ligação para que elas participem dos programas  oferecidos”, explica Marco Aurélio Alves de Paula, presidente do conselho.
 Ele aponta que nesta oportunidade foram assinados cerca de 30 contratos entre os produtores e a Conab. “Nesta modalidade que hoje foi ofertada podemos considerar como sendo uma modalidade de venda com preço fixo, que representa uma fonte de renda a mais para o excedente da produção”, avalia. Para Sálvio Antunes Pereira,  agrônomo da Emater, a proposta incentiva o trabalho do pequeno produtor e valoriza principalmente quem atua com a agricultura familiar. “Cada produtor tem direito a uma DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) o que vai permitir um contrato de fornecimento de produtos em até R$ 4.500,00”, informa.
 O presidente do conselho explica que os alimentos adquiridos pela Conab são repassados para entidades assistenciais de Paraíso e também de outros municípios da região. “Essas entidades recebem os alimentos com qualidade e gratuitamente, o que para elas é uma grande ajuda” avalia Marco Aurélio. No ano passado foram contemplados no programa o Asilo São Vicente Paula, Hospital Gedor Silveira, Casa Menino Jesus, Lar São Francisco, e Lar pedacinho do Céu. “Para serem beneficiadas estas entidades necessitam ser consideradas filantrópicas e estarem devidamente legalizadas com suas documentações e composição de diretoria”, acrescenta.
 Além da Prefeitura, da Emater  e do próprio conselho os produtores rurais também tem como incentivadores o vereador Henrique Matheus. “Nós sabemos o quanto é importante incentivar a agricultura familiar e este programa vem de encontro com as necessidades destes pequenos produtores, seja através da venda da sobra do que é produzido, ou mesmo naquilo que é feito especialmente para atender a este programa, o que no final acaba gerando renda e feito com que haja mais adesões”, comenta. Ele salientou ainda o apoio que o deputado Antônio Carlos Arantes tem oferecido ao setor. “Ele é um grande parceiro, incentivador e defensor do produtor rural e também tem dado um apoio fundamental para que este programa chegasse até nós e beneficiasse a tanta gente como tem ocorrido”, anuncia Henrique.

Exemplo  —   A produra Maria Luiza de Paula Oliveira é moradora da comunidade rural do Morro Vermelho foi uma das pessoas que assinou contrato com a Conab. “É uma ajuda muito boa para nós que trabalhamos e conseguimos comercializar aquilo que produzimos”, diz. Ao lado do esposo José Martins Oliveira ela se diz contente, porque o trabalho reúne a família. “A gente se sente valorizada, com nosso trabalho e a renda ajuda nas despesas e na aquisição dos materiais para a nossa casa”, cita dona  Maria Luiza.
 Junto com ela também trabalham a filha Claudiane Luiza Oliveira e a nora Milene Alexandre. Somente no ano passado elas produziram cerca de 100 quilos de pão por semana. Já neste ano o volume reduziu um pouco e está na casa de 70 quilos por semana. “É um trabalho que gera renda e tem nos ajudado muito”, completa o orgulhoso patriarca da família seo José.