Expedição Via Láctea passará por Paraíso

15/04/2011

A Expedição Via Láctea vai estar em São Sebastião do Paraíso nos dias 25, 26 e 27 de abril. O projeto é desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG), está percorrendo outras 50 cidades e visa divulgar e compartilhar conhecimentos sobre as questões relativas à qualidade do leite. O setor vem se mobilizando porque a partir de julho deste ano entre vigor a Normativa 51 que prevê maior rigor no limite de tolerância de bactérias do produto. A  iniciativa pretende sensibilizar o setor sobre a importância da qualidade do leite.
 Com o conceito de evento itinerante, a Expedição Via Láctea desde março deste ano está percorrendo os principais pólos de produção leiteira do país, realizando palestras, diálogos com produtores, vistas a propriedades e análises da qualidade do leite. O trabalho abrange 51 cidades entre os Estados de Minas Gerais, Goiás , Paraná, São Paulo, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A partir de laboratórios móveis equipados com tecnologia de ponta para a coleta de amostras e realização de análises nas propriedades rurais.
 Em cada cidade serão visitadas 10 propriedades o­nde haverá análise do leite. Vinda de Ribeirão Preto, a expedição vai chegar em Paraíso em 25 de abril e permanecerá por mais dois dias. Segundo Eduardo José Scarano Guidi, do departamento de Agricultura da Prefeitura, em Paraíso também haverá uma palestra no dia 27 às 19h no salão nobre na sede da Cooperativa Agropecuária Paraisense (Coolapa). “Daremos todo apoio e ajuda necessária e participaremos da seleção das propriedades o­nde será feita a coleta das amostras”, explica o agrônomo.
 O trabalho será feito através da “Vaca Móvel”, que é uma unidade móvel o­nde será feita a análise do material. Os produtores que receberão a visita do laboratório móvel poderão acompanhar a avaliação testemunhar os resultados. Outras informações sobre este trabalho podem ser obtidas no departamento de Agricultura, pelo telefone 3539-1037, ou ainda na Coolapa, 3531-2905.
 Como 6º maior produtor mundial de leite, o Brasil caminha para o crescimento deste mercado. O objetivo é sensibilizar produtores, técnicos e consumidores sobre a importância da qualidade do leite e os impactos socioeconômicos decorrentes da melhoria da qualidade, além de realizar coletas e análises de leite. O projeto visa identificar os pontos críticos e demonstrar junto ao produtor que é possível a produção de leite de boa qualidade, dentro dos novos padrões exigidos a partir de julho.