Prefeitura e Setop discutem avanço de obras

17/03/2011

Representantes da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), estiveram reunidos na manhã de sexta-feira, 11 de março, no Paço Municipal, para debater obras em andamento no município. O encontro foi conduzido pelo prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin, que passou as demandas ao deputado federal Carlos Melles, secretário da pasta, e sua equipe de trabalho presente à reunião.
 Na pauta do dia, os atrasos no cronograma e nas obras da Parceria Público-Privada das rodovias MG 050 e BRs 491 e 265, no entorno de Paraíso; a implantação de nova unidade fabril da empresa Paraisoplex (que teve área doada pela Prefeitura em local previsto para obras de duplicação da pista); a construção de um anel viário e a pavimentação da estrada que liga o perímetro urbano ao distrito de Guardinha.
 O encontro contou  também com a participação do vice-prefeito Márcio da Silveira, do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, do presidente da Câmara, Antônio César Picirillo, dos vereadores Ailton Rocha de Sillos, Cláudio Santana da Mata, Delmiro Genésio dos Santos, Edson Ferreira da Silva, Francisco Romualdo Rodrigues, Sérgio Aparecido Gomes e Walker Américo de Oliveira. Representando o vereador Henrique Matheus estava o assessor Marco Aurélio. O vereador José Luiz Correia não compareceu à reunião.
 Da parte do Setop, estavam presentes o secretário-adjunto Fabrício Torres Sampaio e o representante da Subsecretaria de Representação e Transportes, Diogo Oscar Prosdocimi. Ainda na reunião, os secretários municipais José Antônio Cintra (Obras), Cassius Malaguti (Planejamento Urbano) e Pedro Ivo de Vasconcelos (Segurança Pública).
 Durante a explanação, o prefeito Mauro Zanin expôs ao secretário Melles os problemas hoje enfrentados pelo município com as obras da PPP, como acessos fechados, riscos de acidentes, além do desvio do tráfego para área urbana. “Foi uma reunião de trabalho bem produtiva o­nde nós dividimos os desafios, destacamos a possibilidade de um anel viário e procuramos soluções conjuntas, o­nde alguns assuntos pontuados poderão ser resolvidos em curto prazo e outros a médio e longo prazo”.
 O secretário de Estado Carlos Melles afirmou que Paraíso está numa situação ímpar em relação às opções de acesso à outras cidades. “É um lugar que você chega fácil e sai fácil, tem bom aeroporto, boa saúde, escolas, e isso é desenvolvimento e geração de empregos”. Ele destacou que o fundamento da visita a Paraíso é trazer o Governo para perto do povo. “A equipe do Setop veio de carro de Belo Horizonte a Paraíso, conhecendo in loco os problemas”, disse. Uma das propostas apresentadas é retirar o grande fluxo de veículos pesados de dentro da cidade, dando aos motoristas vias opcionais.
 Sobre a pavimentação da estrada que liga Paraíso ao distrito de Guardinha, partindo da rodovia BR 265, o secretário disse que a obra está em fase de projeto dentro do programa “Caminhos de Minas”, o­nde mais de 200 trechos serão contemplados pelo benefício.
 O deputado estadual Antônio Carlos Arantes ressaltou que as revisões no projeto são necessárias, pois quando se pensou nesta obra o número de veículos que utilizava a rodovia era um e hoje são bem maiores. “É uma outra realidade, principalmente no trecho de Paraíso a Passos, o­nde a quantidade de terceiras-faixas era muito menos do que o previsto e hoje vemos que não dá para ser apenas o que está no projeto, necessitando ser mais”.
 O secretário-adjunto Fabrício Sampaio destacou que muitas obras importantes já foram realizadas desde o início da concessão à Nascentes das Gerais. Ele ressaltou também a redução do número de acidentes na rodovia. “A questão dos acessos ligados a Paraíso, acreditamos que este ano teremos uma solução, inclusive nas interferências com as redes da Copasa e da Cemig, além de desapropriações  que serão equacionadas. Estamos otimistas e a população de Paraíso terá uma melhoria significativa de trânsito com o término dessa obra”.