Reforça sinalização em áreas escolares

25/02/2011

A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil continua desenvolvendo ações de prevenção e orientação aos motoristas e usuários de ruas e avenidas localizadas em áreas escolares. Nesta semana foi concluída a implantação da sinalização horizontal e vertical em frente à escola municipal Maria de Lourdes Dizaró (CAIC). A Secretaria também continua desenvolvendo rondas nas portas de vários estabelecimentos de ensino.
 O trabalho de melhoramento da sinalização e também de implantação do serviço passou a ser realizado com mais frequência neste início deste ano. “Nós estamos desenvolvendo uma série de ações visando exatamente renovar o que já existe e ainda acrescentar as condições necessárias para que haja um trânsito mais seguro nestes locais de maior movimento”, explica o major Jaime Luiz, chefe interino do departamento de Trânsito. Ele cita exemplo recente ocorrido no Jardim Europa, na rua Espanha, o­nde houve colocação de mão única na via.
 Agora foi a vez da rua José Braz Naves que passa em frente ao CAIC, no bairro Santa Tereza receber sinalização. “Fizemos ali a recolocação de placas, pintura de faixas e é um serviço que necessita ser feito com uma certa frequencia, com manutenção periódica”, comenta Jaime. Ele antecipa que este serviço terá continuidade e que outras unidades escolares do município receberão o mesmo tratamento. “Nós estamos acertando o cronograma de atendimento às escolas e iremos fazer a renovação da sinalização de forma gradativa até atendermos todas as localidades que necessitarem; em seguida prosseguiremos na fase de manutenção do serviço”, acrescenta.
 Recentemente a Guarda Municipal intensificou o serviço de ronda na porta das escolas em mais uma forma de prestação de serviço à comunidade. Além das escolas municipais Campos do Amaral, Noraldino Lima e Colégio Paula Frassinetti que fica em região movimentada do centro, o serviço de orientação de trânsito aos motoristas e pedestres agora também acontece na praça São José, cruzamento com a rua Pimenta de Pádua, no acesso à escola estadual coronel José Cândido. Também a escola municipal Alice Naves Ferreira, no bairro Jardim Planalto, agora conta com mais este atendimento.

Reunião e audiência  —  Na quarta-feira, 24, o chefe do departamento de Trânsito, Jaime Luiz e equipe de assessores da Guarda Municipal, participaram de uma reunião na Câmara Municipal, às 9h30. O evento foi organizado pela Comissão de Viação e Obras Públicas, Trânsito e Transportes do Legislativo. “Estamos cientes da situação, da preocupação dos vereadores em relação ao trânsito na nossa cidade, o­nde existem uma série de reivindicações de vários setores da comunidade, algumas mudanças estão sendo realizadas e outras analisadas, acredito que estes assuntos serão debatidos neste encontro”, menciona.
 Já na sexta-feira, 25, às 19h, também na Câmara, está agendada a realização de uma audiência pública promovida pela mesma comissão. Nesta oportunidade, no entanto, será debatido o transporte de passageiros e a circulação de ônibus intermunicipais no perímetro urbano da cidade.
 Em junho de 2010, através de decreto municipal nº 3.809, publicado no dia 16, edição nº 149 do Jornal Oficial do Município, a Prefeitura alterou os incisos I e II do decreto nº 3.788/10, que havia fixado os novos itinerários das linhas de ônibus interestaduais e intermunicipais no perímetro urbano da cidade. De acordo com a  alteração, os ônibus provenientes da rodovia Pedro Luiz Cerize (saída para São Tomás de Aquino), ao chegarem em Paraíso passarão pela rua Geraldo Borges Campos, avenidas Brasil, Alferes Manoel Caetano do Nascimento, Oliveira Rezende, Delfim Moreira, Wenceslau Bráz, Washington Martoni até a rodoviária. O mesmo percurso é feito na volta.
 Já os ônibus com destino a Itamogi, Monte Santo de Minas, Mococa, Campinas e São Paulo, além daqueles que seguem para Altinópolis, Batatais e Ribeirão Preto, passaram a transitar diretamente pela BR-491 ao saírem do Terminal Rodoviário Angelo Scavazza. A medida foi tomada em função de obras no acesso à cidade e para dar mais segurança aos usuários na avenida Wenceslau Braz.