CMDRS elege nova diretoria para o biênio 2011/2012

22/02/2011

Os membros do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) reuniram-se no Departamento de Agricultura da Prefeitura para eleição da nova diretoria. Marco Aurélio Alves de Paula que já estava na presidência do órgão desde 2009 foi eleito por mais dois anos. Ele disse que ficou contente por ter sido reconduzido, considerando que desta forma teve a sua atuação reconhecida. “Felizmente pudemos trabalhar em favor do homem do campo como nos propusemos e os resultados são satisfatórios, agora com esta nova eleição poderemos continuar fazendo novas realizações para o setor”, disse.
 Marco Aurélio avaliou que a reeleição para a presidência do conselho é o reconhecimento pelo trabalho realizado. “O pessoal confia na gente e sabe que estamos prontos a ajudar a todos na medida do possível” afirma. Junto com o presidente também foram eleitos Zorovando Bícego, vice-presidente; Ilson José Aparecido, secretário; e Alécio Santos Tubaldini, segundo secretário. O mandato da atual diretoria terá duração de mais dois anos.
 Conforme o presidente do CMDRS a adesão do município ao programa de aquisição de alimentos pela Conab, que teve apoio do deputado estadual Antônio Carlos Arantes e do vereador Henrique Mateus foi uma das grandes conquistas em seu primeiro mandato na presidência. “Tivemos mais de 20 contratos aprovados e agora em 2011 temos meta ampliar este volume e beneficiar a maior quantidade  de contratos”. Através da Conab a produção rural é adquirida e comercializada com instituições locais fazendo com o recurso da movimentação do negócio fique no próprio município
 Para os próximos dois anos Marco Aurélio já tem algumas metas a serem atingidas. Uma delas é a troca da patrulha agrícola das associações. “Em função das máquinas serem bastante utilizadas chegamos a uma fase de muita manutenção e já é hora de renovar”, admite. O presidente do conselho disse que vai buscar apoio junto aos deputados e lideranças da cidade para viabilizar as novas aquisições. “Serão 10 tratores e implementos como grades, arados e plantadeiras, para continuarmos produzindo cada vez mais”, relata. Ele disse também se preocupar com a questão social e pretende continuar investindo para a realização de mais cursos de capacitação e profissionalização. “Queremos nos organizar cada vez mais e buscar melhor qualidade de vida aos nossos produtores”, completa.

Atuação forte  —  Conforme Eduardo José Scarano Guidi, do departamento de Agricultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, o encontro teve como objetivo discutir os problemas do dia a dia dos produtores rurais do município.  Durante a reunião são debatidas questões e tratados de assuntos relacionados aos interesses das Associações das famílias dos produtores rurais. “O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é um dos mais atuantes dentro do nosso município, desde o início dos trabalhos preocupou-se com o desenvolvimento do homem do campo”, ressalta.
 De acordo com Eduardo hoje os produtores conseguem benefícios que em outras épocas era tidas como impossíveis, como a criação de patrulhas agrícolas. Hoje temos uma frota de nove tratores e implementos necessários ao desenvolvimento da agricultura e pecuária”, destaca. Ele ressalta ainda outra ação classificada como importantíssima que é a parceria e venda de produtos da agricultura familiar através da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a merenda escolar na redes municipal e estadual de ensino. “São ações como estas que ajudam a fixar o homem no campo e a valorizar o setor”, explica.
 “O prefeito Mauro Zanin sempre ajudou e apoiou esta luta para o desenvolvimento da zona rural; temos o setor como uma aposta para a melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda no nosso município. Só desta maneira com a união dos diversos setores é que vamos juntos conseguir aumentar as condições econômicas do pequeno produtor e desta forma todos vão sair beneficiados, principalmente a comunidade em adquirir alimentos saudáveis”, opina.