Cada um de nós é responsável pelo seu lixo

22/02/2011

Cassius Malaguti
Secretário de Planejamento Urbano

É importante que as pessoas saibam o quanto é importante reciclar para reduzir a quantidade de resíduo de sua casa. E ainda, todos precisam saber que cada um é o responsável pelo seu lixo, desde o consumo até a sua disposição adequada para coleta.
 Há 20 anos a quantidade de lixo gerado por cada um de nós era de meio quilo por dia.  Atualmente é mais de um quilo por pessoa e o que é pior, antes era mais lixo orgânico e a cada dia aumenta o percentual de lixo não orgânico.
 Precisamos repensar o uso de produtos descartáveis.
 Paraíso possui uma Associação de Coletadores de Materiais Recicláveis, a ACOMARP. Ela é responsável pela coleta e destinação adequada destes resíduos recicláveis. Já estão retirando cerca de quatro mil quilos por mês de recicláveis do lixo urbano. Eles buscam estes materiais no comércio, na indústria, nas escolas e já estão coletando nos bairros do Jardim Coolapa, Jardim Europa, Vila Formosa, Jardim Planalto, Jardim Ouro Verde e Real Grandeza. Gradativamente estão coletando em todas as residências do município. Desta forma, não se justifica o descarte de produtos recicláveis juntamente ao lixo orgânico (considerado o lixo molhado). Muitas pessoas de baixa renda podem viver incluídos na sociedade dignamente quando se organizam em uma Associação de Coletadores e recebem a colaboração de cada um de nós quando separamos para eles estes resíduos. Desta forma também ajudamos a fazer a inclusão social dos coletadores.
 No entanto, cada um de nós precisa fazer a sua parte. Muitas vezes assistimos pela imprensa lixos e entulhos dispostos em terrenos baldios ou em áreas inadequadas. Ficamos todos sujeitos a problemas de saúde pública nestas situações, como dengue, odores, insetos sem falar no aspecto visual e urbanístico da cidade.
 Vamos colaborar, todos nós indiscriminadamente!
 Precisamos separar o lixo reciclável do lixo não reciclável em cestas e/ou lixeiras separadas e depois encaminharmos para estes pontos de coleta enquanto estes coletadores não estiverem passando por suas casas.
 A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso estará divulgando brevemente uma nova campanha para a disposição adequada do lixo para a coleta pública. É importante que as pessoas coloquem o lixo para a coleta de forma adequada. Isto é, no horário correto, um pouco antes da coleta, em frente sua própria casa, nunca acumulado nas esquinas, sem materiais recicláveis e ainda, instalem lixeiras de metal próximo à sarjeta com altura mínima de 80 centímetros para as casas com passeio de no mínimo dois metros e/ou lixeiras dobráveis nas grades ou muros para as calçadas menores, o que evita que animais e águas da chuva arrastem esse lixo. Caso a coleta não seja realizada em algum dia, este lixo deverá ser retornado para dentro de cada residência para depois colocá-lo novamente para a coleta.
 Como podemos observar, o lixo passa por várias etapas até o seu destino final. Estamos construindo o Aterro Sanitário para a correta disposição final destes resíduos e o correto encerramento da atual área de disposição. No entanto, essa é apenas uma etapa do processo, a separação do reciclável, a correta disposição para a coleta, a manipulação, o manejo, o acondicionamento, o transporte, o armazenamento, o tratamento e a destinação final é o ciclo completo que devemos cuidar para termos melhor qualidade de vida.