Guarda Municipal abrirá processo seletivo para contratação temporária para 30 vagas

02/02/2011

A  Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizará processo seletivo público para provimento em caráter temporário para o cargo de Guarda Municipal. Serão disponibilizadas 30 vagas para um período de contrato de 90 dias. Entre as atribuições do cargo está a manutenção da vigilância dos prédios públicos, orientar a circulação de veículos e pedestres entre outras funções, com jornada de 40 horas semanais e vencimento de R$ 601,12.
 O processo atende as necessidades da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes e Defesa Civil, através da Portaria nº1.754 de 3 de janeiro de 2011. A avaliação se dará por meio de análise curricular e prova de títulos. Das 30 vagas disponibilizadas, 27 são destinadas aos candidatos do sexo masculino e três do sexo feminino.
 As inscrições ficarão abertas  no período entre os dias 7 e 11 de  fevereiro de 2011, no período das 8h às 11h e das 13h às 17h, Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil. A repartição está localizada à rua das Rosas, n.º 611, no Jardim São Geraldo.
 A contratação será pelo período de três meses podendo ser prorrogado pelo mesmo período uma vez, conforme critério da Administração Municipal. Para a jornada de trabalho de 40 horas semanais está prevista a remuneração de R$ 601,12 acrescidos de auxílio alimentação e adicionais previstos em lei.
 O cargo de Guarda Municipal possui várias atribuições relacionadas a cuidar do patrimônio público, como manter a vigilância sobre depósitos de materiais, pátios, áreas abertas, centros de esportes, escolas, obras em execução e edifícios o­nde funcionam repartições municipais. O guarda deve fiscalizar ainda a entrada e saída de pessoas das dependências de edifícios municipais, prestar informações e encaminhamentos para garantir a segurança do local.
 Entre as funções do funcionário desta área consta também atividades relacionadas ao controle e orientação do trânsito de veículos e pedestres. O guarda  deve ainda estar atento para impedir a invasão de edifícios públicos municipais, inclusive solicitar ajuda policial quando necessária e comunicar imediatamente a autoridade superior sobre quaisquer irregularidades encontradas.

Requisitos  —  O  candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ter bons antecedentes criminais, boa conduta e possuir Ensino Fundamental completo, estando no pleno gozo dos direitos políticos e em dia com as obrigações do serviço militar. Também é exigida idade mínima de 18 e máxima de 40 anos na data da inscrição. É necessária a apresentação de exame médico admissional realizado por médico do Departamento de Saúde Municipal, com o objetivo de avaliar as condições de saúde física e mental do candidato.
 As inscrições ao processo seletivo são gratuitas, sendo permitida a inscrição por procuração mediante apresentação de documentação necessária. Não  será aceita inscrição via postal, fac-símile ou internet. No ato da inscrição o candidato deverá preencher a ficha quando estará aceitando as normas e condições estabelecidas em edital.
 Na análise curricular e dos títulos haverá pontuações específicas com caráter eliminatório e classificatório. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a dois pontos. Em caso de empate, a decisão levará em conta fatores como maior idade e maior número de dependentes menores de 18 anos. A análise curricular se dará nos dias 14 a 18 de fevereiro de 2011, pela Comissão Organizadora. O resultado será divulgado  no dia 21 de fevereiro, através de documento a ser fixado na Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil.

Documentos Necessários Para Inscrição
- Currículo;
- Documento de identificação (Registro de Identificação – RG);
- Comprovante de endereço atualizado;
- Comprovante de escolaridade;
- Declarações ou certificados de cursos e títulos, se houver;
- Declarações ou certidões comprobatórias de experiências profissionais na área de segurança pública ou experiência diversa se houver;
- Atestado que comprove não possuir antecedentes criminais.

O Edital completo encontra-se aqui no site, em "DOWNLOADS", sob o título:
Edital 001/2011 (Processo Seletivo Guarda Municipal) - Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil