Prosseguem as obras do Aterro Sanitário

06/01/2011

A prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan), está construindo um aterro sanitário, conforme meta do prefeito Mauro Zanin. A obra foi iniciada há quatro meses e deverá estar concluída até o final deste ano.
 O secretário municipal da Seplan, Cassius Malaguti, explicou que o lixo neste novo modelo de tratamento é aterrado em uma grande área impermeabilizada diariamente. Novas camadas serão acondicionadas umas sobre às outras, e em volta de cada nova camada é plantada simultaneamente uma cobertura vegetal e sistemas de drenagens pluviais, que impedirá a erosão e ajudará a estabilizar a terra sobre o lixo.
 “O aterro sanitário possuirá terra proveniente da própria obra para aterrar diariamente o lixo ali depositado. Ainda será construído um sistema de drenagem de chorume com encaminhamento deste efluente para duas lagoas de tratamento, cercamento vegetal, administração e galpão para maquinário”, disse Cassius.
 “O prefeito sempre se empenhou em resolver esta questão, que é o destino final do lixo de forma adequada”, ressaltou Malaguti. “O aterro sanitário que está sendo construído vai eliminar de vez este problema que sempre preocupou a população do município por um período de no mínimo 30 anos”, concluiu.
 As obras estão em pleno andamento com serviços de terraplanagens que realizados no local, no entanto, este período de chuva tem sido prejudicial ao perfeito andamento dos trabalhos, que deverão entrar em ritmo normal assim que houver a diminuição destas chuvas.
 O aterro sanitário de Paraíso, localizado no bairro rural dos Varões, mede 17,42 alqueires e já possui as licenças ambientais necessárias, inclusive áreas de preservação permanente e reserva legal averbada. Os contratos de construção e consultoria para as obras foram assinados em julho. O município deverá investir mais de R$ 2 milhões.
 A Betontix Tecnologia e Comércio Ltda., de Ribeirão Preto/SP é a empresa que prestará o serviço de consultoria para medir a qualidade e os prazos da obra será. Estão destinados recursos no valor de R$ 226.712,00. A empresa vencedora do processo licitatório para a construção do aterro é a Potivias, Empresa Potiguar de Obras Viárias, com sede em Natal/RN. Os recursos para as obras de construção estão avaliados em R$ 1.583.658,00.