Diretoria do Crea/MG elogia convênio da Prefeitura com Area

03/01/2011

Um parecer da Diretoria de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Minas Gerais (Crea/MG), datado de 14 de dezembro de 2010, foi enviado esta semana ao secretário municipal de Planejamento Urbano de São Sebastião do Paraíso, Cássius Malaguti, elogiando o convênio firmado entre a Prefeitura e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos local (Area).
 Segundo o parecer, a integração e as ações conjuntas entre a Inspetoria de Paraíso e a Area tem sido um exemplo para o Estado. “Pude constatar que as nossas lideranças,  inspetores e dirigentes da entidade têm prestígio e credibilidade junto aos profissionais, poder público e sociedade paraisense, isto devido às ações, competência e a postura ética dos mesmos”, afirmou Jean Marcus Ribeiro, engenheiro civil e diretor de Relações Institucionais do Crea/MG. Ele assina o documento, juntamente com Gilson de Carvalho Queiroz Filho, engenheiro civil e presidente do Conselho.
 Jean destaca o convênio entre a Prefeitura e a Area, que só aceita a entrada de projetos para análise e aprovação depois do mesmo passar pela Inspetoria que confere as ARTs, orienta, cobra os projetos complementares. “Depois do interessado dar entrada na prefeitura, a mesma encaminha o projeto para que a Associação faça uma pré-análise e estas medidas têm garantido à sociedade local projetos de boa qualidade, a anotação da responsabilidade técnica e a agilização da análise pelo poder público, o que deixa os profissionais e proprietários satisfeitos, promovendo a valorização profissional, o fortalecimento da entidade e contribui com a melhoria da organização urbana”, ressaltou Jean no parecer.
 Com atividades de campo iniciadas em 9 de novembro deste ano, o convênio firmado entre a Prefeitura de Paraíso e a Area tem o objetivo de melhorar o controle do crescimento urbano através de orientação à população, dentro do projeto piloto de parceria pela urbanicidade — pioneiro em Minas Gerais. “Este convênio é a maior inovação do nosso sistema, com rapasse de recursos financeiros pelo poder público municipal para a realização de importantes objetos através desta parceria, o que implicou na necessidade de aumento do quadro de pessoal da entidade e até mais espaço físico”, afirmou Jean.
 A Area está auxiliando o município através da verificação e orientação da lei de uso e ocupação do solo, postura e pré-análise de projetos. Futuramente iniciará a implantação e exigência da caderneta de obra, com o objetivo de garantir e valorizar a assistência técnica dos profissionais nas obras, bem como a implantação da assistência técnica pública e gratuita para a população menos favorecida.