Paraíso realiza IV Conferência de Saúde

03/01/2011

O Conselho Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso realizou nos dias 10 e 11 de dezembro a IV Conferência Municipal de Saúde. Do evento foram selecionadas 161 propostas que comporão o Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos.
 A conferência teve início na sexta-feira (10), no salão nobre da Associação Comercial (Acissp), quando o secretário de Saúde e Ação Social do município, Marcos Rogério de Paula Oliveira, fez uma explanação das conquistas da área de saúde, que proporcionaram vários prêmios em nível estadual. Marcos Rogério mostrou os resultados de programas gerenciados pela Secretaria, como o Tai Chi Chuan, Hidroginástica e Vida Ativa.
 Em seguida, a mestra Vanessa Queiros Silva, coordenadora do Programa Saúde da Família na cidade de Passos, falou sobre Saúde e Paz; Atenção Básica e qualidade de vida. Ela descreveu como deverá ser o atendimento na Atenção Básica nos próximos anos, que tem como foco a prevenção e a promoção de saúde.
 A Conferência continuou no sábado, no anfiteatro do Ceduc, com debates sobre a situação da saúde em São Sebastião do Paraíso. As enfermeiras Marina Barbosa e Débora Talita Dantzger Torresilha e o sargento Ivan do Corpo de Bombeiros local falaram sobre o Atendimento Normatizado de Urgência e Emergência no município.
 Os palestrantes mostraram como é hoje o atendimento aos necessitados do serviço no município. Em seguida os presentes foram divididos em grupos, que analisaram as propostas colhidas nas 19 pré-conferências realizadas nos dois meses anteriores. Das 584 propostas foram aprovadas as 161 propostas.
 Para o diretor de saúde do município, Christian Alves Neto a conferência foi ótima, pois teve uma grande participação popular e, o mais importante, as propostas estão em consonância com o pensamento da Secretaria de Saúde. O deputado estadual Antônio Carlos Arantes participou da abertura da conferência e ressaltou o destaque que São Sebastião do Paraíso tem na região, sendo referência para muitas cidades. “Está em um bom estágio nossa saúde, mas sabemos que precisamos melhorar e o que depender de mim e de ações junto ao governo podem contar comigo”, ressaltou Arantes.