Levantamento das bandeiras dos santos padroeiros da Congada acontece nesta quarta-feira

07/12/2010

A  festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso começa oficialmente neste quarta-feira, 8 de dezembro, feriado municipal (dia da Imaculada Conceição) a partir da 16h, com a missa de levantamento das bandeiras em louvor aos santos padroeiros do evento tradicional na cidade.
 A solenidade acontece no interior da igreja matriz de São Sebastião, com a presença do padre José Hamilton de Castro, dos reis, rainhas e princesas do Congo, além dos ternos comandados por seus respectivos capitães, membros da Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro e da comunidade  em geral. Às 17h será realizada a cerimônia de levantamento das bandeiras (quadros) dos santos padroeiros: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, São Domingos, Santa Catarina e São Jerônimo, no lugar de costume, ao  lado direito e externo da igreja.
 Os ternos de congo e moçambique deverão se posicionar por ordem de chegada, através de senhas que serão entregues para cada terno por um membro designado pela Associação e cada um deles terá 10 minutos para saudar as bandeiras.
 Neste ano a festa da Congada e Moçambique, realizada pela Prefeitura Municipal com  o apoio da Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro, acontecerá novamente na praça comendador José Honório (matriz), de 26 a 30 de dezembro, e contará com a participação de sete ternos de congo e cinco ternos de moçambique.