Olimpíadas de português: Paraíso é destaque

06/12/2010

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Lúcio da Cunha Zanin, recebeu em seu gabinete oficial na quarta-feira, 1º de dezembro, a aluna Pâmela Aparecida de Oliveira e a professora Marília de Souza Neves, vencedoras na etapa final da Olimpíada da Língua Portuguesa.
 Pâmela e Marília, da Escola Municipal Napoleão Volpe, zona rural de Paraíso, ficaram entre os 20 finalistas do concurso, que teve três etapas: municipal, estadual e federal. A seleção de textos na fase local foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, que remeteu os trabalhos para a etapa em Belo Horizonte, onde aluna e professora foram classificadas e receberam medalha de bronze, seguindo para a fase seguinte na cidade de Fortaleza/CE. Lá também obtiveram êxito, ganharam medalha de prata e  foram para a seletiva final em Brasília/DF.
O concurso teve a participação de 239 mil professores e sete  milhões de alunos do 5° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Os 152 finalistas participaram da solenidade de entrega do prêmio, em Brasília. Os 20 classificados receberam das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva as medalhas de ouro nas respectivas categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônicas e Artigo de Opinião.
 O projeto é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação. O objetivo é estimular o estudo da língua portuguesa e melhorar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes brasileiros. Os educadores inscritos participaram de cursos presenciais e receberam material específico para desenvolver as atividades da olimpíada com seus alunos.
 Os finalistas concorreram em quatro categorias, de acordo com a série: poema (5° e 6° ano do ensino fundamental), memórias literárias (7° e 8° ano do ensino fundamental), crônica (9° ano do fundamental e 1° ano do ensino médio) e artigo de opinião (2° e 3° ano do ensino médio).
 Foram escolhidos cinco vencedores em cada modalidade de texto. Um deles foi o de Pâmela Oliveira, que participou com a poesia que recebeu o título de “Meu Pedaço de Terra Vermelha”. O texto faz alusão à comunidade rural dos Volpes, local o­nde mora. “Eu lembrei as belezas das paisagens, da natureza e da terra o­nde são feitas as plantações”, explicava a aluna ainda na fase semifinal.
 De acordo com a professora Marília Neves o fato de chegar à final do concurso já era todo como uma grande vitória. “Está sendo uma experiência gratificante, o exemplo da Pâmela está servindo para estimular muitos outros alunos que se dedicarem igual ela também poderão alcançar bons resultados”, avalia.
 Os 20 vencedores e seus professores receberam medalhas de ouro e computadores. As escolas o­nde eles estudam serão equipadas com laboratórios de informática compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de uma coleção de livros para a biblioteca.
 “A Prefeitura tem a função de promover a educação infantil e fundamental, não apenas em quantidade, mas acima de tudo em qualidade e este prêmio vem para mostrar que estamos cumprindo o nosso papel. Buscamos nos empenharmos a cada dia mais”, afirmou o prefeito Mauro Zanin.

Mais conquistas  —  Ainda em Paraíso, a aluna Francielli Rosa Dias, do 3º ano do ensino médio e a professora Eneida Maria Dionísio Pádua, de Língua Portuguesa, ambas da Escola Estadual comendadora Ana Cândida de Figueiredo, também receberam medalha de bronze na categoria Artigo de Opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa.
 Francielli abordou a preocupação com o destino do lixo coletado no município em Paraíso. “É um tema que eu tenho facilidade em discutir e de muita importância. As pessoas não fazem a coleta seletiva, não realizam a reciclagem, ações que hoje são fundamentais para o meio ambiente”, informou. Os 500 semifinalistas ganharam medalhas de bronze e uma coleção de livros.