Projetos paraisenses são destaques em Uberaba

02/12/2010

Representante da Secretaria Estadual visitará Paraíso e levará projeto para todo o Estado

Uma equipe da Secretaria de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, formada pelo diretor Christian Alves Neto, pelo médico Eloi de Almeida Romão e pelo enfermeiro Gilmar Antônio Batista Machado participou na quarta-feira, 24 de novembro, do Seminário Macrorregional sobre a Implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde.
 O Seminário encerrou as atividades da implantação do Plano Diretor elaborado pelo governo estadual. O evento foi realizado no Centro Educacional e Administrativo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba e contou com representantes de todo o Estado. Durante todo o dia houve palestras ministradas por Wagner Fulgêncio Elias (gerente da Atenção Primária à Saúde no Estado) e Tammy Angelina Mendonça Claret Monteiro (diretora geral da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG).
 Após o almoço os municípios presentes apresentaram os trabalhos realizados através das sugestões das oficinas do Plano Diretor. São Sebastião do Paraíso apresentou três projetos, sendo eles: “O planejamento das visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde a partir da classificação de risco familiar; A reorganização do atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da família a partir da realização da territorialização no município e A implantação de instrumento para a realização da territorialização”.
 Todos os presentes elogiaram muito os trabalhos desenvolvidos e implementados pela equipe paraisense, sendo que vários deles como Uberaba, Araxá solicitaram cópias dos projetos para implantar em suas cidades.
 O gerente da Atenção Primária à Saúde do Estado, Wagner Fulgêncio Elias foi um dos mais entusiasmado com os trabalhos paraisenses. Ao diretor Christian Alves Neto, Elias afirmou que ficou muito feliz por ver que as propostas do Plano Diretor foram aceitas e incrementadas pela equipe paraisense. “É gratificante ver que todos os municipios aceitaram as propostas do governo, mas São Sebastião do Paraíso me impressionou bastante com seus trabalhos. Pretendo que minha equipe faça uma visita na cidade e conheça de perto, principalmente o trabalho relacionado ao Nasf, afirmo que esta experiência tem que ser apresentada  para todos os municípios do Estado que participaram do Plano Diretor”, salientou Wagner.
 Para o gerente, São Sebastião do Paraíso conseguiu entender a intenção do governo quando sugeriu o Plano Diretor. “Os paraisenses pegaram nossas sugestões, as melhoraram e em conformidade com a realidade deles desenvolveram projetos. Isto é muito gratificante”, encerrou Fulgêncio Elias.
 Para o diretor Christian Alves Neto, os elogios aos trabalhos se estendem a todos da equipe que participaram das oficinas do Plano Diretor e se esforçaram para implementar as ideias no município. “É gratificante ver que nosso projeto pode ser modelo para todo o Estado. Isso mostra que estamos no caminho certo, oferecendo um serviço de qualidade para a nossa população”, encerrou Christian.

O PDAPS  —  O Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (PDASP), foi um instrumento da Secretaria de Estado da Saúde, visando oferecer aos municípios condições para organizar o serviço e o atendimento ao público que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). O treinamento das equipes foi dividido em 10 oficinas e durou 20 meses. Uma equipe da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais qualificou os chamados facilitadores, que depois repassaram aos servidores do Programa Saúde em Casa (agentes, enfermeiros e médicos).
 As oficinas trouxeram ferramentas que facilitam a organização de todo o sistema que engloba desde o acolhimento nas Unidades de Saúde até o Contrato de Gestão sugerido para que servidores, secretaria e município firmem entre si.
 A Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso vem dando todo o apoio para a implantação das sugestões do Plano Diretor. Para o diretor Christian Alves Neto, a proposta do Estado com o PDAPS veio de encontro aos anseios da própria diretoria. “Já vinhamos discutindo com nossa equipe uma maneira de melhorar o atendimento ao usuário e graças ao Plano Diretor conseguimos colocar em prática várias ações. Ainda há muito o que fazer, mas hoje podemos afirmar que a Secretaria de São Sebastião do Paraíso está na frente na implantação de políticas que visem melhorar nossos serviços”, encerrou Alves Neto.