Jornada Mineira do Patrimônio Cultural encerra sua 2ª ação

26/11/2010

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo realizou no mês de setembro a ação cadastrada na 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que este ano propôs um “Passeio pela Estação Ferroviária Mogiana”.
 Cerca de 100 alunos participaram do projeto sobre o Patrimônio Histórico. Para ter consciência da quantidade de discentes foi passado uma lista de presença nos dias de visitas monitoradas.
 Conforme descrito na inscrição foi desenvolvido durante a visita as peculiaridades do ciclo do café na região de São Sebastião do Paraíso, ponto fundamental para instalação da Estação Ferroviária no município.
 As palestras focaram-se na importância de preservar um Patrimônio Histórico. Foi demonstrado aos discentes a preocupação governamental, em ministrar diretrizes objetivando a preservação e proteção do Patrimônio Histórico e Cultural, criando uma consciência do dever de todos. Após a palestra os estudantes fizeram questionamentos sobre o funcionamento da Estação Ferroviária Mogiana, principalmente a respeito do abastecimento da locomotiva, e também, expuseram suas dúvidas acerca do significado de Patrimônio Histórico.
 De acordo com Lucas Cândido, coordenador do projeto, “a visita proporcionou a aprendizagem de nossa História e este é o objetivo primordial do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), pois aproxima a população paraisense desses temas, divulgando os bens tombados e inventariados pelo município de Paraíso”. Durante a palestra também foi abordado o trabalho do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural.
 A ação cadastrada na 2ª Jornada Mineira aconteceu no período de 8 a 30 de setembro e contou com a parceria de quatro escolas sendo: duas estaduais, uma municipal e uma particular.