Semana de Estudos da Consciência Negra

12/11/2010

Uma exposição de fotos com o tema “Nossa Gente Negra” - o retrato de uma raça em constante movimento, abre os eventos comemorativos da 4ª Semana de Estudos da Consciência Negra (Secon), em São Sebastião do Paraíso. O evento acontece no sábado, 13 de novembro, às 10h, no coreto da praça comendador José Honório (matriz) e prossegue até o dia 21, quando se encerram as atividades.
 Durante toda a semana, a comissão organizadora elaborou uma diversificada programação, com missas, exibição de filmes, apresentações de escolas, homenagens e a 3ª edição do concurso “Beleza Negra” paraisense. As reuniões de planejamento este ano começaram em maio. A Secon é um evento que atende à Lei Municipal 3.264, de autoria do vereador Antônio César Picirillo, aprovada em 2005.
 O objetivo maior é discutir e enaltecer a história e cultura dos afro-descendentes em nível nacional e municipal — Paraíso é uma cidade tradicional pela festa da Congada que tem origem africana, passando também pelas leis pró-comunidade negra, líderes e personalidades que lutaram e lutam contra a discriminação ao povo negro e o legado que a raça negra dá à formação da sociedade como um todo.

Acompanhe abaixo a programação da 4ª SECON. Maiores informações: 3539-7007.

Sábado, 13 de novembro:
10h:
abertura da Exposição de Fotos, no coreto da praça da matriz.
14h: ensaio do concurso “Beleza Negra” paraisense no Teatro Municipal.

Domingo, 14 de novembro:
8h: missa afro de abertura da 4ª Secon, na igreja matriz de Nossa Senhora da Abadia.
19h: 3º concurso “Beleza Negra” paraisense no Teatro Municipal. Categorias infantil e adulto. Ingresso 1kg de alimento não-perecível. Apresentação de hip hop do grupo Crazy Beat.

Segunda-feira, 15 de novembro:
15h: exibição do filme “Besouro”, no Cine Teatro 14 Bis. Entrada franca.

Terça-feira, 16 de novembro:
19h30: exibição do documentário “A História da Música Negra em São Paulo”, produzido por Mano Brown, do grupo de rap Racionais MC's. Teatro Municipal, entrada franca.

Quarta-feira, 17 de novembro:
19h30: Reunião especial da Academia Paraisense de Cultura no Teatro Municipal, com apresentação das escolas municipais Ibrantina Amaral, Alice Naves Ferreira, Maria de Lourdes Dizaró e escola estadual Clóvis Salgado.

Quinta-feira, 18 de novembro
19h30:
apresentação da escola estadual Clóvis Salgado no Teatro Municipal, com exibição do documentário “Povo de Santo”. Entrada franca.

Sexta-feira, 19 de novembro
19h30:
Homenagem a personalidades negras paraisenses, incluindo ausentes e póstumas.

Sábado, 20 de novembro
15h:
exibição do filme “Hotel Ruanda”, no Cine Teatro 14 Bis. Entrada franca.
20h: Jantar da Secon (apenas para convidados), no Salão São José. Bingo e show de pagode com os grupos A² (Paraíso) e  Virô Pagode (Itaú de Minas).

Domingo, 21 de novembro
19h30: missa afro de encerramento da 4ª Secon, na igreja de São José (bairro Cristo Rei).

SECON nas escolas
 Exibição do documentário “A Negação do Brasil – o negro na telenovela brasileira”.
Terça, dia 16: Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) e Colégio Objetivo.
Quinta, dia 18: escolas estaduais coronel José Cândido e Clóvis Salgado, Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) e Colégio Paula Frassinetti.
Sexta, dia 19: escolas estaduais Benedito Ferreira Calafiori e Paula Frassinetti e Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG).