Alunos faculdade passense visitam Paraíso

03/11/2010

Cerca de 60 alunos da Faculdade de Enfermagem de Passos (Faenpa) visitaram São Sebastião do Paraíso na quarta-feira (27), o­nde conheceram o sistema municipal de saúde. Coordenados por Márcia Silva, os estudantes foram recebidos pelo diretor de saúde, Christian Alves Neto, e pelo gerente de Regulação, Controle, Avaliação e Ouvidoria, Wandilson Bícego. Christian apresentou aos visitantes como funciona o sistema em Paraíso, mostrando ainda estudos que comprovam que o município paraisense é um dos pioneiros na organização de atendimento à população na área de saúde.
 Wandilson explicou como funciona o setor de Regulação, Controle, Avaliação e a Ouvidoria municipal, falando também da Central de Agendamento. Após as explicações, os alunos passaram a visitar alguns setores da saúde paraisense. Primeiro eles foram recebidos por Eliane Matheus, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o­nde conheceram o trabalho feito na saúde mental.
 Em seguida, os estudantes visitaram a  nova sede das Unidades de Saúde da Família do Caic II e Caic III, que está sendo construída entre os bairros Santa Tereza e São Sebastião. Depois, foram até a USF do Veneza o­nde viram na prática como funciona uma unidade.
 O tour também passou pelo hospital psiquiátrico Gedor Silveira, o­nde os alunos foram recebidos por Wagner Giubilei e toda a equipe. Os visitantes aprenderam como funciona um hospital psiquiátrico e andaram pelas alas da entidade. Por fim os estudantes foram até a Santa Casa, o­nde conheceram o funcionamento e também as instalações do Hospital Regional do Coração.
 Para a coordenadora Márcia Silva, a visita foi de suma importância para seus alunos, que presenciaram o dia a dia de um sistema de saúde bem organizado e que funciona. “Escolhi São Sebastião do Paraíso porque é o primeiro município com gestão plena dos recursos e que apresenta organização em todos os setores. Estamos muito felizes com esta aula de gestão de saúde pública que tivemos aqui hoje”, salientou Márcia.
 O diretor de saúde Christian Alves Neto também valorizou a visita. Para ele é importante que outros municípios venham e conheçam o sistema paraisense, que vem se movimentando para oferecer o melhor atendimento à população local.
 Os alunos se disseram maravilhados com o que viram na cidade e fizeram questão de agradecer a todos os integrantes da Secretaria de Saúde e Ação Social e os diretores de instituições como a Santa Casa e o Gedor Silveira que os receberam muito bem.