Cardápio da Merenda Escolar em Paraíso insere proteína texturizada de soja

21/09/2010

A soja chegou ao Brasil no início do século XIX e vagarosamente está entrando no gosto dos brasileiros. É um alimento rico em proteínas essenciais e de alto valor biológico e que veio para substituir perfeitamente os demais produtos protéicos, como o leite, ovos e carnes.
 Além das proteínas, a soja também é rica em carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas, são de especial valor também na alimentação de diabéticos e pessoas com aterosclerose. A soja deve ser consumida diariamente pelas mulheres, pois apresenta isoflavonas que é um hormônio natural e ajuda a combater os sinais da menopausa, mas o consumo deve ser regular e desde a adolescência.
 Várias receitas podem ser realizadas a partir da soja como o leite, queijo, farinhas para o preparo de pães e bolos, extrato de soja, bolinhos, farofa, sopa, almôndega, em molhos, tortas, entre outras.
 No cardápio da Merenda Escolar sugerido às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, a utilização da soja em grão é feita no preparo de saladas e tropeira. A proteína texturizada de soja também está presente no preparo de molho para macarronada, purês e polentas e, ainda, no preparo de refogados substituindo assim a carne moída.
 A proteína texturizada de soja também é muito utilizada no preparo de quibes e almôndegas, pois substitui uma grande porcentagem de carne. O leite de soja também é utilizado para substituir o leite de vaca para as crianças que apresentam intolerância a lactose.
 “Estes alimentos foram muito bem aceitos pelos alunos e esperamos que daqui a alguns anos a soja seja mais consumida pelas pessoas, conquistado seu lugar na cozinha brasileira”, afirmou Maria Luíza Coelho de Pádua, secretária municipal de Educação.
 Em 100 g de soja fresca encontramos: calorias = 132, água = 74,10%, carboidratos = 6%, proteínas = 12,5%, gorduras = 6,5%, sais minerais = 1,9%, vitamina A = 2RE, vitamina B1 = 900 mcg e vitamina C = 1,2 mg.