Merenda Escolar e a Agricultura Familiar

21/09/2010

A Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso assinou um contrato no dia 16 de setembro nas dependências do Departamento de Merenda Escolar, para a aquisição de gêneros alimentícios diretamente do programa Agricultura Familiar. Segundo a lei nº 11.947/2009, do total dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no mínimo 30% deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar. Esta aquisição será realizada dispensando o procedimento licitatório, desde que os preços sejam compatíveis com os vigentes no mercado local.
 “Para a Merenda Escolar, esta aquisição será muito importante, pois além de valorizar e incentivar o produtor local, os produtos a serem entregues ao Departamento e repassados para as unidades escolares municipais, serão de muita qualidade, frescos e sem a presença de agrotóxico, fazendo com que o alimento se torne mais nutritivo, não prejudicando a saúde das crianças”, afirmou Maria Luíza Coelho de Pádua, secretária municipal de Educação.
 O contrato foi assinado para o período de seis meses e os produtos a serem entregues neste período são alface, tomate, couve, chicória, acelga, mandioca, beterraba, abobrinha, banana, pão caseiro e fubá.
 O evento contou com a presença do presidente da Câmara, Ailton Rocha de Sillos, acompanhado dos vereadores Henrique Matheus e Walker Américo Oliveira, além de Sálvio Antunes Pereira, representante da Emater, Marco Aurélio Alves de Paula, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e José Caproni de Carvalho, do Departamento Municipal de Agricultura.

Como funciona a Merenda Escolar em Paraíso
 O Departamento de Merenda Escolar é um setor da Secretaria Municipal de Educação responsável pelo abastecimento de gêneros alimentícios nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil. O setor conta com equipe preparada para realizar suas atribuições e garantir merenda de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino.
 As compras dos gêneros alimentícios começam com o processo de licitação para definir os fornecedores que irão entregar ao departamento, os gêneros para um período de seis meses. São realizadas, duas licitações, uma para os gêneros alimentícios não perecíveis e outra para o perecíveis. Após esta definição os gêneros alimentícios são comprados, abastecendo assim o almoxarifado da merenda para, depois, serem distribuídos às unidades escolares conforme cardápio planejado.
 O cardápio é preparado pela nutricionista do setor, mensalmente, e depois entregue às unidades, que preparam o seu pedido e enviam ao Departamento para assim receberem o que irão precisar no decorrer do mês. Os gêneros alimentícios não perecíveis são comprados para um período de três meses e os gêneros alimentícios perecíveis, como carnes, verduras, legumes e frutas são entregues semanalmente ao Departamento e encaminhado às unidades.
 Todos os alimentos, independentes de serem perecíveis ou não, são recebidos e avaliados, pela nutricionista, observando sempre a qualidade do produto que será distribuído e preparado na alimentação das crianças.