Prefeitura interdita grutas do Morro do Baú

27/08/2010

Por medida de segurança, a partir de segunda-feira, 16 de agosto, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso interdita a “gruta do Baú”, localizada aos pés do morro de mesmo nome, às margens da rodovia MG 050 – saída para Passos. As imagens sacras localizadas na gruta serão retiradas e guardadas numa sala na igreja de Santa Cruz, situada no local.
 A decisão tomada pela Prefeitura está baseada em laudo técnico fornecido no final de julho pela empresa Geocat Serviços em Geologia, Caracterização Mineral e Ambiental Ltda., de Rio Claro/SP, contratada pelo município para analisar a situação da encosta, após notificação da 1ª Promotoria da Comarca de São Sebastião do Paraíso. A análise apontou risco geológico referente às grutas de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Rita e a interdição definitiva do local será adotada, uma vez que as interdições anteriores não surtiram efeito, pois a população, por inúmeras vezes, retirou as faixas e placas colocadas no local. Os trabalhos devem começar na próxima semana.
 Para sanar o risco de desabamento apontado pelo laudo técnico, a Prefeitura vai preencher o vão das grutas com terra, não causando interferência ambiental ao local. A Paróquia de Nossa Senhora de Sion, responsável pela igreja de Santa Cruz localizada no Morro do Baú, fará o remanejamento e guarda das imagens até então expostas aos devotos.
 As duas grutas que apresentaram problemas avançam 2,5 metros para dentro do maciço rochoso de composição arenosa. De acordo com o laudo, não há no interior das grutas nenhum tipo de sustentação das paredes, tanto de topo como lateral. As condições físicas da rocha no interior e fora das grutas apresentam graus fortes de friabilidade, intemperismo elevado e descontinuidade planares, que favorecem o escorregamento.
 O laudo aponta deslocamento de blocos do maciço rochoso e as cicatrizes encontradas evidenciam deslizamentos mais antigos no local, causados pela ação do tempo, vento e água. Para o trabalho de campo a empresa usou diversos equipamentos, como lupa com aumento de 20 vezes, martelo, canivete, trena de 25 metros, trado manual, máquina fotográfica, GPS e bússola para estudos de geologia estrutural/geotécnica. O laudo ainda alerta quanto ao uso da via vicinal de acesso ao Morro, que poderá sofrer, em algum momento, ação que a obstrua ou até atinja veículos em períodos de chuvas intensas ou, com menor probabilidade, em qualquer época do ano.
 A capela de Santa Cruz, situada no topo do Morro do Baú, está aproximadamente a 3 km do município. O acesso ao local é feito por uma estrada sem pavimentação às margens da rodovia MG 050. O local é um dos pontos turísticos e de devoção do município, tendo recebido em 2006 um mirante com a estátua do Cristo Redentor.