Paraíso participa do 46º Festival do Folclore em Olímpia

23/08/2010

De 7 a 15 de agosto deste ano, a cidade paulista de Olímpia realizou a 46ª edição do Festival Nacional de Folclore, na  praça de Atividades Folclóricas professor José Sant’anna, uma área com 9,6 hectares, apresentando, grupos folclóricos e parafolclóricos de 17 estados brasileiros e recebendo visitantes de todas as regiões do país.
 Nos dias 14 e 15, São Sebastião do Paraíso foi representada pela chefe do departamento de Cultura, Angela Maria Duarte; pelo  presidente da Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro, José Salvador Eustáquio (Gorvalho) e pelo vereador Cláudio Santana da Mata (Maguila). O encerramento do evento no dia 15 contou com a representação do folclore paraisense com a apresentação do terno de congo Xambá, que participa ativamente desde a fundação do Festival, e do terno de moçambique Diamante, sendo ambos muito aplaudidos pelo público em geral.

De acordo com  Angela, o festival de Olímpia abrange a divulgação da enorme diversidade cultural brasileira, com um amplo espaço para apresentações, áreas de lazer, praça de alimentação, exposições de artesanato e diversas atividades culturais. “ O espaço físico é primordial para o êxito do evento, sendo um ponto relevante a ser trabalhado em Paraíso, tornando o nosso município referência regional cultural, principalmente para a realização da festa da Congada e Moçambique, que atrai todos os anos um público expressivo”, afirmou.
 O Festival de Olímpia é reconhecido pelo Ministério da Cultura como um dos maiores festivais folclóricos do Brasil, tendo a participação maciça de vários grupos interestaduais. Todos os anos ocorre na primeira quinzena de agosto, mês do Folclore.