Prefeito recebe Medalha do Dia de Minas

23/07/2010

Solenidade de entrega aconteceu na sexta-feira, 16, na cidade mineira de Mariana

O prefeito de São Sebastião do Paraíso e presidente da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), Mauro Zanin, recebeu do governador Antônio Augusto Anastasia, a Medalha do Dia de Minas Gerais. A solenidade de entrega que reuniu todos os agraciados na cidade mineira de Mariana, aconteceu na última sexta-feira, dia 16 de julho.
 A comemoração do Dia de Minas foi planejada para coincidir com a data de fundação de Mariana, primeira vila, cidade e capital do Estado. O decreto foi assinado pelo governador da época, Francelino Pereira, que aprovou a escolha de Mariana para, uma vez a cada ano, voltar a ser a capital do Estado. A decisão se baseou em razões históricas identificadas nas diversas primazias da cidade histórica, especialmente por ter sido o primeiro núcleo politicamente organizado de Minas.
 O evento agraciou 59 personalidades municipais, estaduais e nacionais que contribuem para o desenvolvimento do Estado. O Dia do Estado de Minas Gerais, celebrado em 16 de julho, foi criado em 1977 e instituído pela Lei 7.561 em 1979. Já A Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais foi instituída por decreto, em 1980.
 Dentre os homenageados estavam o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Cláudio Renato dos Santos Costa; o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina Diniz; o delegado geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Jairo Léllis Filho; o procurador do Estado, José Roberto de Castro; a senadora por Tocantins, Kátia Abreu; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Kildare Gonçalves Carvalho; o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Wanderley Geraldo de Ávila; o secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Washington Tadeu de Melo, além de prefeitos, personalidades do esporte e da sociedade civil, e integrantes da banda mineira Skank.
 “Foi uma homenagem muito importante, visto que personalidades que contribuem para o crescimento do Estado e até mesmo por levar o nome de Minas para o Brasil e o mundo. Fiquei muito lisonjeado e acredito que esse reconhecimento é fruto de um trabalho sério e compromissado com a melhoria da qualidade de vida de nossa gente de Paraíso e do Sudoeste de Minas Gerais”, analisou Mauro Zanin, lembrando o trabalho desenvolvido frente à Prefeitura de Paraíso e de organização regional realizado frente à Ameg, através do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR), organizando as demandas e potencialidades dos municípios da região do Médio Rio Grande. “O trabalho foi importante e esta condecoração nos apresenta novos desafios para continuarmos com o trabalho em prol da melhoria de vida dos moradores de toda a região”, concluiu Zanin.