Jovens talentos do Paraíso Basquete ficam com o ouro no JOJU 2010

19/07/2010

A equipe sub-17 do Paraíso Basquete conseguiu o título de campeã dos XXI Jogos da Juventude (JOJU 2010), no último sábado, 17 de julho, na final da modalidade disputada na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso.
A competição reuniu centenas de atletas de mais de 40 municípios e é considerada uma das mais disputadas do Estado de Minas Gerais, revelando jogadores e proporcionando a oportunidade de crescimento e aprimoramento para jovens abaixo dos 17 anos de idade. O nível da disputa pelo título do basquete masculino foi considerado bom, com o surgimento de novos talentos e o fortalecimento de algumas novas cidades na modalidade.
No entanto a supremacia paraisense foi estabelecida desde o seu primeiro jogo na competição, quando venceu Campo Belo por 87 x 25. Na segunda rodada foi a vez de Pouso Alegre, derrotado pelos paraisenses por 99 x 31. Classificada para as semifinais, a equipe de Paraíso venceu  Varginha, por 66 x 34, garantindo o 1º lugar em seu grupo.
Já nas semifinais, Paraíso enfrentou Três Pontas, vencendo por 104 x 41. No sábado pela manhã, a equipe de base do Paraíso Basquete disputou a finalíssima do JOJU 2010  contra Pouso Alegre, que surpreendentemente havia vencido Poços de Caldas por 1 ponto apenas na semifinal de sexta-feira.
As equipes entraram em quadra e logo o quinteto paraisense mostrou o resultado dos treinamentos ministrados pela comissão técnica comanda por Jefferson, desde o início do ano. O time assumiu o comando do placar, com uma defesa forte e um ataque bem afinado, mesmo com as constantes mudanças de jogadores em quadra. Resultado Paraíso 108 x 29 Pouso Alegre.
Além do título, a equipe paraisense ainda teve o cestinha da competição, o ala Gemerson, também eleito o destaque do torneio. O plantel paraisense no torneio foi formado por Lucas “Lupita”, Fernado “Carabina”, Matheus “Mutombinho, Filipe, Valter, Gemerson, André Zanin, Leonardo “Albino”, Erasmo “Juninho”, Matheus “Esquisito”, Fernando e Gustavo.
Após a conquista do JOJU, a equipe sub-17 paraisense vai disputar a primeira rodada da Copa Estadual, no final do mês em Uberlândia. Antes disto, alguns atletas do elenco (Gemerson, Lupita, Mutombinho, Valter e Filipe)  se juntarão aos atletas adultos do Paraíso Basquete na disputa da fase regional do JIMI 2010, em Camanducaia.
O técnico Jefferson destacou os pontos fortes da conquista: “O grupo estava focado na vitória, os atletas entraram com confiança na disputa e mesmo os mais jovens como Leonardo e André mostraram raça, valentia e capacidade técnica. Foi uma vitória de quem quer ganhar. “ O técnico Luisão, também integrante da comissão técnica da equipe se mostrava orgulhoso com o resultado: “ Esta vitória é muito especial e reforça a nossa capacidade no descobrimento de talentos na modalidade, dá gosto trabalhar com estes garotos”.
O terceiro lugar ficou com Três Pontas que venceu Poços de Caldas por 57 x 52 na disputa pela colocação.