Conselheiros Tutelares são reeleitos

01/07/2010

Na segunda-feira, 21 de junho, aconteceu no Salão Nobre da Escola Estadual Clóvis Salgado, a eleição para os novos conselheiros tutelares.  De acordo com esta votação, o Conselho Tutelar permaneceu com a mesma constituição da gestão passada e agora todos os membros titulares e também os suplentes passarão por um treinamento com o Ministério Público.
 O município de São Sebastião do Paraíso conta atualmente com cinco vagas para conselheiros que tem como atribuições atender denúncias feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos; exercer as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos; aplicar as medidas protetivas pertinentes a cada caso a crianças, adolescentes e suas respectivas famílias; contribuir para o planejamento e a formulação de políticas públicas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias; comunicar ao Ministério Público, Poder Judiciário e autoridade policial os casos que exijam a intervenção desses órgãos, entre outros.
 A abertura foi feita pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e também gerente de Ação Social da Prefeitura, Rozi Mari Bulgari, que agradeceu às conselheiras que encerram esta gestão, elogiando o trabalho de todas . “Ressalto que se trata de uma função nobre, séria, com tempo para disponibilizar as ações que tal função demanda”, afirmou.
 A promotora Silvana da Silva Azevedo, responsável pela Vara da Infância e Juventude da cidade, enfatizou a importância do cargo de Conselheiro Tutelar, da responsabilidade com a situação de risco das crianças e adolescentes, da necessidade de inseri-los na educação escolar, acompanhar a família, e, “se necessário, encaminhá-la para o órgão competente,  preparando-a para convivência familiar disciplinada, harmoniosa, para que não seja mais uma vítima dos abusos e violências ocorridas nesta cidade”, ressaltou, destacando com seriedade e clareza o quanto a função de conselheiro é maior e mais importante do que o valor que o profissional  percebe.
 O secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, fez questão de dizer sobre a seriedade e a importância do exercício de conselheiro e ainda o comprometimento dos eleitos com a função deverá ser exercida. Em seguida foi dada a palavra aos candidatos, com tempo máximo de um minuto para cada um fazer as devidas apresentações aos votantes e convidados presentes.
 A votação terminou às 21h30, com  um total de 83 votantes de 99 eleitores aptos, sendo que deste total houve 82 votos válidos, um nulo e 16 abstenções. Em seguida foi feita a apuração e soma dos votos na presença dos mesários e público presente. Os cinco Conselheiros Tutelares titulares eleitos foram: Magda Aparecida Busti Souza: 53 votos; Vanessa Colombarolli: 42 votos; Tatiana de Carvalho Souza: 41 votos; Vicentina Ribeiro: 40 votos; Lenice Nicolini Giubilei: 34 votos e os dez suplentes: Silvia das Graças Bottrel Tamaso: 26 votos; Maria do Carmo Paschoal: 17 votos; Diana Freire Mariano Neves: 15 votos; Paula Maria Calzavara: 14 votos; Pedro Paulo de Souza Júnior: 12 votos; Guilherme Pádua Milagres Oliveira: 11 votos;  Camilla Peres de Athayde Gall: 9 votos; José Cleber de Freitas: 7 votos; Regina Célia Duarte: 6 votos e Márcia Aparecida do Nascimento: 6 votos, havendo o desempate entre as duas candidatas pela idade (aclamação do candidato mais velho).
 O Conselho Tutelar de São Sebastião do Paraíso atende à rua Ruth, nº 345, Vila Santa Maria e pelo telefone: 3539-1039 todos os dias da semana, 24 horas por dia.