Paraíso é referência na preservação do patrimônio cultural

01/07/2010

Município é um dos líderes do ICMS Cultural para o próximo ano

São Sebastião do Paraíso, após obtenção de 13,90 pontos na pontuação provisória do  ICMS Cultural para o Exercício 2011, é a cidade que melhor preserva seu patrimônio cultural no sudoeste mineiro, de acordo com a tabela divulgada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG) no último dia 21 de junho.
 Índice equivalente só foi superado por 7,68% dos 716 municípios mineiros que enviaram documentação para análise no último dia 15 de janeiro , sendo também superior ao obtido por 92,18 % dos municípios mineiros participantes.

Receita de Sucesso  —  De acordo com a chefe do Departamento de Cultura ,Angela Maria Duarte, o principal fator  para  alcançar tão bons resultados é a seriedade com que a administração municipal vem trabalhando  a valorização da  cultura paraisense, com diversas ações significativas: o incentivo às manifestações populares, valorização da literatura, manutenção de espaços culturais como a Casa de Cultura, a Academia Paraisense de Cultura, a Banda de Música, a Biblioteca e o Teatro municipais, além da proteção dos 14 bens tombados e patrimônio inventariado pela municipalidade.
 Neste último quesito, destacam-se a  reforma da antiga estação Ferroviária Mogiana, a intervenção no conjunto paisagístico do Morro do Baú de Santa Cruz, a revitalização da rua Paraíso Antigo e a intervenção a ser realizada ainda neste segundo semestre na cobertura da estação Ferroviária São Paulo e Minas, atual sede do Corpo de Bombeiros.

A continuidade é importante — “Muitas cidades perdem pontos junto ao IEPHA por deixarem para a última hora  a preparação da  documentação a ser enviada”, afirmou Angela Maria Duarte. Com a recente aprovação da Deliberação Normativa 01/2009 pelo IEPHA-MG, que rege os documentos a serem protocolados para análise, o prazo foi antecipado para todo dia 15 de janeiro.
 A estratégia adotada para evitar tais problemas é a continuidade das atividades culturais e de proteção ao patrimônio cultural. Em São Sebastião do Paraíso, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural se reúne regularmente com o Setor da Equipe Técnica do Patrimônio Cultural e Departamento de Cultura,  discutindo sistematicamente a situação do Patrimônio Cultural do município, colocando em prática as ações necessárias, garantindo assim o repasse do ICMS-Critério Patrimônio Cultural, do Estado para o município. Em 2009, o repasse foi de R$ 111.535,63. O repasse é realizado mensalmente, e até maio de 2010 foi repassado  R$ 51.194,02. Este valor é depositado na conta bancária do recém criado Funpac (Fundo Municipal do Patrimônio Cultural). Os recursos serão aplicados de acordo com a Deliberação Normativa do IEPHA-MG, na preservação do patrimônio cultural do município.

Panorama regional — Na microrregião de São Sebastião do Paraíso, a pontuação alcançada pela “cidade dos ipês” (13,90) é a maior, sendo seguida por Nova Resende (13,85), Arceburgo (13,00), Guaranésia (11,55), Cabo Verde (10,80), Jacuí (9,40), Itamoji (8,30), Passos (4,80), Guaxupé (4,75), Monte Santo de Minas (2,70), Muzambinho (2,40). As cidades de Monte Belo, Juruaia, São Pedro da União e São Tomás de Aquino não pontuaram.
 Em relação aos municípios integrantes da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), São Sebastião do Paraíso (13,90) é o líder, seguido por Pratápolis ( 12,10), Ibiraci  e Piumhi (10,80), Capitólio (9,70), Carmo do Rio Claro e Vargem Bonita (9,30), Alpinópolis (8,85), Delfinópolis (8,30), Itaú de Minas (7,30) São João Batista do Glória (7,10), Doresópolis (6,00), Fortaleza de Minas (5,50), Guapé (4,95), São José da Barra (4,00), Pimenta (3,00), Cássia (1,60). Capetinga, Claraval e São Tomás de Aquino também não pontuaram.