Serviço Regulação local representa MG

25/06/2010

O serviço de Regulação, Controle e Avaliação de São Sebastião do Paraíso foi representado na última semana, em nome do estado de Minas Gerais, em Brasília/DF, na “II Oficina de Regulação da Atenção à Saúde no SUS”.
 Em 23 e 24 de novembro de 2009 foi realizado o Seminário Nacional de Regulação em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasens), com a finalidade de nortear a elaboração de estratégias para construção dos processos de Regulação, Controle e Avaliação.
 Ao todo serão seis oficinas e a divisão ficou a seguinte: I Oficina: Paraná, Amapá, Sergipe e Paraíba; II Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Acre; III: São Paulo, Goiás, Ceará e Amazonas, IV: Rio Grande do Sul, Pará, Bahia, Espirito Santo, Roraima; V: Mato Grosso do Sul, Rondonia, Piauí, Rio de Janeiro, Maranhão; VI: Alagoas, Distrito Federal, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.
 O Estado de Minas Gerais foi representado pelo servidor do município de São Sebastião do Paraíso, Wandilson Aparecido Bicego, e também por Bruno Pinheiro de Carvalho, de Pirapora. Os dois representantes com a formação de Tutores em Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, foram escolhidos pelo Cosems-MG (Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde).
 De acordo com o secretário de Saúde de Paraíso e também  presidente do Cosems Regional Passos, Marcos Rogério de Paula Oliveira, isso é o resultado do bom trabalho que o serviço de Regulação Municipal vem desempenhando desde 2006. “Estamos colhendo os frutos da organização do serviço. Em 2008, a Regulação foi homenageada no Estado pelo bom desempenho do seu funcionamento. Em 2010, depois de planejado e organizado, conseguimos passar para a Gestão Plena. E agora, saber que dos 853 municípios mineiros, com apenas duas vagas, o servidor Wandilson ser escolhido como um dos representantes para falar sobre nosso serviço em nível nacional, é muito gratificante e é a prova que o serviço está em conformidade com o que o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) desejam”, afirmou.
 Segundo Wandilson, o curso foi de extrema importância e a iniciativa do Ministério da Saúde foi de grande valia em reunir os municípios e estados para uma discussão das práticas e um planejamento para o SUS, sendo este um sistema único em todo Brasil.
 Dentre as oficinas foram debatidos temas sobre Planejamento, PPI, Gestão de Informação, Transferência de Recursos, Processo de Habilitação e Auditoria. O objetivo das oficinas foi o de fazer com que os participantes destacassem os desafios do Estado e do município e também as expectativas do Cosems, em cada tema. Cada oficina gerou relatórios de planejamento em nível de Brasil, estados e municípios, que foram apresentados pelo servidor Wandilson na plenária final.
 Wandilson ressalta que o SUS é um sistema adolescente, que está em fase de desenvolvimento e adequações, mesmo assim é um dos melhores em atendimento e tratamento da saúde em comparação com Canadá, Itália, Estados Unidos, entre outros.  Destaca ainda que “Minas Gerais é o mas evoluído em tecnologia, planejamento e assistência na oferta de serviços SUS em relação aos demais estados do Brasil e que um dos maiores desafios propostos será os atendimentos entre os estados, principalmente Minas Gerais com São Paulo”, finalizou.