Paraíso recebe resultados da Avaliação Simave/Proeb 2009

25/06/2010

O resultado do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb 2009) e do Sistema Mineiro de Avaliação (Simave), apontaram em sua avaliação que os alunos do 5º ano da escola municipal Interventor Noraldino Lima obtiveram o 1º lugar em Língua Portuguesa e 2º lugar em Matemática. Já a escola municipal Wulfida Marcolini (Maria Italiana) classificou-se em 1º lugar em Matemática e em 2º lugar em Língua Portuguesa.
 Os testes do Sistema Mineiro de Avaliação fazem parte do Proeb, que é uma avaliação externa universal, aplicada em todas as escolas públicas de Minas Gerais, urbanas e rurais, para todos os alunos dos 5º ao 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados são utilizados como ferramenta pedagógica em todas as escolas estaduais.
 O objetivo do Simave é avaliar o desempenho dos alunos e o funcionamento das escolas públicas para subsidiar a tomada de decisão de natureza pedagógica e gerencial, para possibilitar a formulação e redefinição de políticas públicas na área da educação. Além disso, a partir dos dados, é possível fazer uma análise do sistema educacional mineiro, com a produção de indicadores que servirão de base para a elaboração e reformulação do Plano de Desenvolvimento da Escola. Em todo o Estado, 640 mil alunos de 3.692 escolas estaduais de 149 municípios aderiram ao Simave.
 Nas avaliações do 9º ano, o 1º lugar em Língua Portuguesa ficou com a escola municipal Ibrantina Amaral (Verona) e em 2º lugar a escola municipal Napoleão Volpe (na zona rural dos Volpes). Em Matemática, classificou-se em 1º lugar também a escola municipal Napoleão Volpe e em 2º lugar a escola municipal Ibrantina Amaral.
 O melhor resultado alcançado pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental foi em Matemática. Das 12 unidades escolares do município, nove atingiram a meta “recomendável” e apenas três escolas ficaram no nível “intermediário”. Já em Língua Portuguesa, 10 unidades escolares atingiram o nível intermediário e duas o recomendável.
 “O desempenho dos alunos da rede municipal vem melhorando ano a ano, mas fica evidenciada a necessidade da elevação da proficiência nos resultados, especialmente em Lingua Portuguesa”, afirmou Maria Luíza Coelho de Pádua, secretária municipal de Educação.