Programa GESTAR conclui trabalhos

18/06/2010

Professores da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso participaram no dia 9 de junho de 2010 do Centro de Formação Continuada e Atendimento Educacional Especializado (Cefaee), 24º encontro, o­nde a Língua Portuguesa e Matemática (aplicadas do 6º ao 9º ano) foram temas das discussões e encerramento do programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II), oferecido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
 Há mais de um ano, com oficinas quinzenais, os professores cursistas e suas formadoras reúnem-se durante quatro horas para estudos, troca de experiências pedagógicas, questionamentos e sugestões sob um olhar inovador, com autonomia e trabalho em equipe.
 Desde a estruturação do programa e a primeira semana de curso em Belo Horizonte, as formadoras Roselaine Medeiros (Matemática) e Marcia Lelles (Língua Portuguesa) ministraram os estudos e as atividades que foram acompanhadas por seus tutores, professores da Unb. As oficinas realizadas no curso eram aplicadas nas escolas, em um contexto interdisciplinar, enriquecendo cada conteúdo e possibilitando a participação efetiva da comunidade escolar.
 No decorrer do programa, os professores participavam dos fóruns e chats no “Aprendizagemrede”, um ambiente virtual, criado pela Secretaria Municipal de Educação, o­nde postavam e discutiam os conteúdos estudados nos encontros. “Tudo isto acontecia de forma descontraída e prazerosa”, afirmaram as professoras, que também tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a transposição didática das atividades, visitando as escolas e trabalhando ao lado dos seus cursistas.
 Foram horas de estudos presenciais e à distância que já resultam em aulas mais dinâmicas e projetos diversificados, procurando atender às necessidades de cada escola inserida no programa, o qual tem como um dos objetivos permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.
 “O evento foi coroado com a brilhante apresentação dos professores em seus trabalhos nas escolas e carinhosa presença da secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua, das coordenadoras municipais Regina Marcia Penha Pimenta, Ana Maria Heto e Marcia Goulart, profissionais da Secretaria de Educação, que compartilharam com as formadoras a alegria e entusiasmo dos cursistas pela conquista e agradável sensação de vitória ao final de um trabalho árduo e com resultado promissor, cuja semente fora plantada em 2009. Acreditamos mais na escola das perguntas do que na escola das respostas”, finalizaram.