Paraíso terá Centro de Atendimento Infantil

18/06/2010

Mauro Zanin fala pela segunda vez em nome dos prefeitos mineiros

No dia 16 de junho, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), assinou convênios para repasse de recursos destinados a ampliação da Rede de Proteção Social no Estado. Serão R$ 11,6 milhões investidos na construção de novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Atendimento Sócio Infantil (CASI), com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Deste total, R$ 300 mil serão destinados a quatro municípios que possuem aldeias Maxakalí, com o objetivo de assegurar a sobrevivência e reconstrução da autonomia das famílias destas aldeias.
 Paraíso ganhou um Centro de Atendimento Sócio Infantil, recursos na ordem de R$ 100 mil, que serão aplicados na compra de equipamentos para complementar as ações em desenvolvimento relacionadas a estas famílias que precisam de atendimento. O Casi destina-se ao desenvolvimento do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Atende crianças e adolescentes de seis a 15 anos, garantindo espaços adequados para a prática de atividades culturais, esportivas, recreativas e pedagógicas em um ambiente propício para a interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, bem como para a participação e envolvimento das famílias no processo de desenvolvimento de seus filhos. Funciona articulado com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
 Em 2009, 65 Centros de Atendimento Sócio Infantil foram cofinanciados pelo Governo do Estado com o investimento de R$ 5,9 milhões para construção e revitalização das unidades. Com a assinatura deste convênio, outros 55 municípios serão beneficiados, este ano, com recursos no valor total de R$ 5,5 milhões destinados a construção ou reforma das unidades. Cada unidade tem capacidade para atender até 150 crianças e adolescentes, no contraturno escolar.
 O prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin, de São Sebastião do Paraíso, participou da cerimônia e, a convite do Governo do Estado, falou pela segunda vez em nome dos prefeitos presentes ao evento. A primeira vez foi no ano passado, na solenidade de assinatura da Parceria Público-Privada para as obras de reestruturação e duplicação da rodovia MG 050, que liga Paraíso a Belo Horizonte.
 Segundo Mauro, Minas Gerais sai na frente nesta ajuda com a rede de proteção social. Em relação a Paraíso, o prefeito ressaltou os trabalhos de cunho social realizados em diversos programas municipais, nas Unidades de Saúde da Família e nas escolas, principalmente as de período integral. “A partir do momento em que todos tiverem acesso a emprego, renda e melhores condições de vida, os programas sociais deixam de ser inclusivos, porque as pessoas não estarão mais à margem da sociedade e já estarão incluídas naquilo que hoje elas não tem acesso”.
 A assinatura dos convênios em Belo Horizonte foi de forma coletiva a mais de 200 municípios. O aumento da rede de proteção social está previsto na Constituição de 1988 com a criação do SUAS (Sistema Único de Ação Social), através de parcerias entre municípios, Estados e União.
 “Essa questão da proteção da criança e do adolescente envolve vários aspectos. Não só o aspecto da segurança que é muito importante, é fundamental, mas o aspecto também de educação, de saúde, de criar uma infraestrutura necessária para que ela se sinta protegida e para que as famílias confiem nessa proteção que não é uma proteção exclusiva do Estado. Será também da sociedade civil e dos empresários. Por isso, esse grande movimento de proteger as nossas crianças, coordenado pelo Servas, que já deu muito certo e que continua dando”, afirmou o governador Antônio Augusto Junho Anastasia, em entrevista.
 Além de Paraíso, ganharam um Casi as cidades de Água Boa, Araguari, Araxá, Berilo, Bom Despacho, Bom Repouso, Caeté, Campo Belo, Campos Gerais, Capelinha, Caraí, Carangola, Caratinga, Contagem, Cristais, Divino, Espera Feliz, Frutal, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itamarandiba, Ituiutaba, Jaíba, Januária, João Pinheiro, Lagoa da Prata, Malacacheta, Manhuaçu, Mantena, Mariana, Minas Novas, Monte Azul, Monte Santo de Minas , Nanuque, Nova Serrana, Novo Cruzeiro, Ouro Fino, Patos de Minas, Patrocínio, Pedra Bonita, Poços de Caldas, Pompéu, Porteirinha, Raul Soares, Salinas, São Gotardo, Sete Lagoas, Teófilo Otoni Três Corações  Ubá, Uberlândia, Unaí e Varginha.