Professores de Educação Física fazem curso

31/05/2010

No período de 17 a 21 de abril, professores de educação física da rede municipal de educação estiveram em Poços de Caldas-MG, participando do 48º Enaf (Encontro Nacional de Atividade Física). Na oportunidade os educadores paraisenses puderam participar do curso de Educação Física Escolar: ludicidade e movimento no movimento da aprendizagem e também do curso de Atividades Circenses, ministrados respectivamente pelos professores Antonio Luiz Ferreira Bahia, docente da Universidade Federal da Bahia, e Tiago Aquino, docente da Uniban/SP.
 Os cursos vieram ao encontro  das expectativas dos professores, que puderam vivenciar, trocar experiências e discutir diversos conteúdos e possibilidades de aplicação nas aulas de educação física escolar.
 A participação dos professores no evento, faz parte do constante incentivo da Secretaria Municipal de Educação em promover uma formação continuada de seus educadores, pensando  na qualidade das aulas oferecidas aos alunos sempre com o objetivo de promover a formação integral das crianças.
 Durante o encontro, os palestrantes enfatizaram a importância das aulas de educação física na escola. Uma aula de qualidade deve contemplar a formação das crianças em diversos aspectos, desenvolvendo habilidades e competências nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, atuando assim diretamente na aprendizagem, por agir também no aspecto cognitivo.
 Foi enfatizado também a importância de se ter uma programação prévia de aula e elaboração de planejamento especifico para cada faixa etária e ano escolar, respeitando sempre a etapa de desenvolvimento e individualidade de cada aluno.
 Nesse sentido, a partir da reflexão dos conteúdos ministrados, deve-se construir coletivamente um pensamento não só de corpo em movimento,mas também de um corpo que pensa, visando uma construção metodológica para a disciplina Educação Física tendo a busca do prazer na aprendizagem como principal elemento.