Secretário explica gestão municipal e projetos na saúde

02/02/2010

O Secretário de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, Marcos Rogério de Paula Oliveira, concedeu entrevista o­nde falou sobre os projetos da área que atua para o ano de 2010. Marcos explica como funcionará a gestão municipal e faz uma ressalva sobre o assunto. “Gestão plena não significa mais dinheiro na saúde, como quer acreditar alguns setores”.

Se fala muito em gestão plena, o que isso significa?
 Até o ano passado, o dinheiro investido na saúde era dividido, o município entrava com uma parte, o governo estadual com outra e o governo federal com outros recursos. E estes recursos eram repassados direto para os prestadores com a gestão do Estado. Com a gestão municipal, todo o dinheiro investido na saúde dos entes federados vão ser disponibilizado para o município, em uma conta especial, e caberá à Secretaria de Saúde contratar, fiscalizar e pagar os prestadores de serviços. Gestão Municipal  não significa mais dinheiro na saúde e sim a gestão dos recursos que estão fragmentadas entre o município, prestadores e a micro região. Ela (gestão municipal) nos dará condições melhores para gerenciarmos o dinheiro investido, dinheiro aliás que será o mesmo, se não houver cortes.

Qual a vantagem de se ter um gestão dessas, então?
 Flexibilidade e autonomia para gerir a saúde do município, no sentido de aumentar o elenco de procedimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde, como exemplo cito a utilização de recursos e credenciar novos serviços como densiometria óssea, exames laboratoriais, e outros.

Muda alguma coisa para a população?
 Acreditamos que muda para melhor, pois com o tempo, como já afirmei, poderemos oferecer mais serviços para a população. A intenção é, com o sistema funcionando, investirmos em cirurgias eletivas e  exames hoje um grande problema para a população.

O bairro Verona é o primeiro a ter os chamados conselhos locais. Como funcionará este conselho? E o fato de ele estar ligado a Unidade de Saúde da Família significa que ele tratará só da área?
 É intenção não só da Secretaria de Saúde, mas principalmente do prefeito Mauro Zanin incentivar a participação popular nas decisões e ações do município, e uma das maneiras é a formação do Conselho Local. O Verona é o primeiro e nossa intenção é que todos os bairros tenha o seu conselho, que terá reuniões mensais, o­nde se discutirá os problemas dos bairros envolvidos. E que serão levados para cada secretaria do município. Lógico que por ser ligado à área de saúde, os problemas que porventura surgiram do setor serão mais discutidos.

Como a população pode participar destes conselhos?
 O primeiro foi o do Verona e o idealizador dos conselhos é o doutor Eloi (Elói Almeida Romão), coordenador do Programa Saúde da Família, que vem trabalhando com outras unidades a efetivação de novos conselhos. A comunidade pode se informar melhor na própria Unidade o­nde é atendido.