Prefeito empossa diretoras e coordenadoras escolares

22/01/2010

O prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin empossou na manhã de terça-feira, 19 de janeiro, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, as novas diretoras e coordenadoras das unidades de ensino de São Sebastião do Paraíso. O processo de escolha foi marcado pela eleição direta para diretores, vice-diretores e coordenadores. Zanin atribuiu este resultado a um processo que uniu maturidade, ousadia e divisão das responsabilidades.
 Os novos dirigentes terão mandato de quatro anos a partir de 19 de janeiro, quando da assinatura do ato de nomeação e posse. Individualmente as dez diretoras e vice-diretoras eleitas, e as sete coordenadoras dos Centros de Educação Infantil (CEIs) foram chamadas a assinar o termo de compromisso.
 O documento ressalta as responsabilidades e funções dos dirigentes. Eles terão entre várias atribuições a função de coordenar a execução dos planos educacionais, zelar pelo patrimônio, manter o ensino de qualidade e continuar o trabalho para que o setor continue obtendo resultados positivos com desenvolvimento no aprendizado e pró-eficiência durante as avaliações governamentais.
 A secretária municipal de Educação, Maria Luíza Coelho de Pádua, agradeceu a presença das lideranças e realçou as parcerias com a Câmara Municipal e a Superintendência Regional de Ensino. Ela frisou que a eleição direta para escolha dos dirigentes das unidade de ensino “é mais um passo que damos para a democratização, dentro deste amplo processo que temos desenvolvido de transformação educacional do nosso município”. Maria Luíza disse que agora é dado início a uma nova caminhada que continua na busca da redução da evasão escolar, ao processo de inclusão, “há um plano de metas a ser compactuado e a ser cumprido por todos nós”, afirmou.
 Para o secretário municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Mariano Bícego,  presente à solenidade, a educação municipal é referência pela inovação. “Temos este processo que é praticamente quase inédito no interior de Minas, que é a eleição direta no âmbito do município, o que demonstra o quanto estamos evoluindo”, citou. Ele disponibilizou sua Secretaria para eventuais parcerias.
 Já o vice-prefeito Márcio da Silveira, relembrou que todo este processo de modernização do setor educacional começou na administração da prefeita Marilda Melles, quando o agora prefeito Mauro Zanin era diretor de Planejamento e Gestão e, posteriormente, passou para a Secretaria de Educação municipal.
 Mauro Zanin explicou que embora a lei que estabelecesse as eleições diretas seja de sete anos atrás, foi necessário todo este tempo para que a medida fosse de fato implementada. “Neste período temos avançados nos processos de aprimoramento da nossa educação, foi necessário este tempo de maturação, há um tempo de plantar e outro de colher”, assegura. Ele opina que o município precisa ousar, mas com responsabilidade. É isto que temos feito, muitas vezes com a devida cautela, mas sempre com vistas que é atender o nosso público que é o foco do nosso trabalho”, ressalta.
 Elainy Cristina Santos Lisboa, reeleita e novamente empossada diretora da Escola Municipal Campos do Amaral, afirmou que antes das eleições todas as candidatas passaram por uma prova, depois houve a escolha por eleição. “Agora estamos assumindo para continuarmos desenvolvendo o trabalho que vem sendo feito com sucesso e com bons resultados alcançados”, relata.
 A sindicalista Regina Célia Nunes assumirá a direção na Escola Municipal Termópolis e também demonstrou o mesmo compromisso. “A eleição direta é um avanço para o ensino municipal e agora é trabalharmos com responsabilidade como foi dito para que a nossa educação continue se destacando e alcançando resultados almejados nos processos de formação dos nossos alunos e avaliação dos nossos professores e atividades educacionais”, complementa.
 O prefeito Zanin salientou ainda que o processo democrático o deixa tranquilo pelos resultados obtidos. “Tivemos cerca de 80 a 90% dos diretores que antes estavam no cargo por nomeação via caneta do prefeito e que agora foram reconduzidos nas eleições diretas”. O Executivo não deixou de anunciar que neste ano o setor continuará recebendo investimentos para a nucleação das escolas municipais Clarindo Anacleto de Pádua (Faxina) com a Roque Scarano (Marques) e a Queimada Velha com a escola de Termópolis, atualmente em reforma e ampliação.
 O evento que marcou a posse dos novos dirigentes escolares teve a participação dos vereadores Antonio César Picirilo, José Luiz Correa, Delmiro Genésio dos Santos e Cláudio Santana da Mata, além de assessores da Câmara. Ainda prestigiaram a solenidade dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, representantes da Superintendência Regional de Ensino, funcionários do setor educacional, alunos e familiares dos eleitos.

Diretoras – escolas da zona urbana:
Campos do Amaral: Elainy Cristina dos Santos Lisboa
Francisco Daniel (Guardinha): Silvana Aparecida de Andrade Antônio
Ibrantina Amaral (Verona): Rosélia Rosa Luz
Interventor Noraldino Lima: Vania Aparecida Potênciano
Prof.ª Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto): Lázara Regina de Morais Colombaroli
Prof.ª Maria de Lourdes Dizaró (Caic): Márcia Helena de Belo Melles
Wulfida Marcolini (Maria Italiana): Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos

Coordenadoras – escolas da zona rural:
Morro Vermelho: Jucelena Aparecida Silenciato
Napoleão Volpe: Roselaine Aparecida de Medeiros
Roque Scarano (Marques): Kellen Cristina Silva Oliveira