Vida Ativa tem atividades durante a semana

22/01/2010

O programa Vida Ativa iniciou na segunda-feira (18), as primeiras atividades do ano. A intenção é promover a interação dos integrantes e toda a sociedade, incentivando a prática de atividade física. Até a sexta-feira (22), há movimentação, exceto nesta quarta feriado municipal.
 Na quinta-feira haverá hidroginástica e na sexta danças como axé, bolero, anos 60 e 70 e forró. As atividades começam às 7h30 nas dependências da Praça de Esportes Castelo Branco.

O programa  —  O Vida Ativa teve início em 2001, na sede da Associação dos Aposentados Paraisenses, com o intuito de promover a saúde para as pessoas da chamada terceira idade. Com a aceitação do programa, os organizadores estenderam as atividades para os bairros o­nde existem as Unidade de Saúde da Família.
 Contando hoje com 1.200 integrantes, o programa oferece passeios, natação, hidroginástica, vôlei, handebol, basquete, dança, caminhada, excursões, encontros, ginástica e alongamento.
 A cidade foi dividida em dez núcleos de atendimento sendo: Centro Social Urbano 1 e 2, Verona, Ciad, São Judas, Guardinha, Praça de Esportes, Lagoinha, Operário e San Genaro.
 O programa Vida Ativa é tido como um dos mais importantes montado em São Sebastião do Paraíso nos últimos nove anos, pois é comprovado que caiu vertiginosamente o número de atendimentos nas USFs, no Pronto Atendimento e no Ambulatório. “Com a prática de esportes e com a amizade construída nos encontros do programa, as pessoas participantes raramente adoecem”, afirmou Lívia Roberta Sales, uma das monitoras do Vida Ativa. A integrante com mais idade no programa, Luíza Afra, completou 90 anos em 2009. Ela é participante do núcleo do Operário.
 Quem tiver interesse, apresentar-se nos núcleos a partir do dia 4 de fevereiro deste ano levando um atestado médico. As aulas são totalmente gratuitas, sendo este um programa da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.

Horário das Atividades
 Centro Social Urbano 2: segunda e quarta-feira, das 7h às 8h.
 Verona e Praça de Esporte Castelo Branco: quarta e sexta-feira, das 7h30 às 8h30.
 São Judas (Amac): segunda e quinta-feira, das 7h às 8h.
 Ciad (Vila Mariana): terça-feira, das 7h30 às 8h30.
 Operário: segunda e quarta-feira, das 15h30 às 16h30.
 Complexo de Lazer San Genaro: sexta-feira, às 7h.
 Lagoinha: segunda-feira às 7h30.

Vôlei — Centro Social Urbano: segunda, terça, quarta e quinta-feira, das 7h30 às  8h30.
 Natação e Hidroginástica — Praça de Esporte Castelo Branco: terça (das 13h às 16h e quinta-feira das 9h às 11h.
 Handebol — Praça de Esporte Castelo Branco: quinta-feira, das 8h30 às 9h30 e em Guardinha, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h.