Projeto de Educação Patrimonial conclui a 3ª etapa

28/12/2009

Neste mês de novembro, o Projeto de Educação Patrimonial “Da cana-de-açúcar à tradicional rapadura” desenvolvido pela Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, através do Departamento de Cultura, termina a terceira etapa com muito sabor e degustação.
 Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Ibrantina Amaral, deslocaram-se até a Casa da Cultura e deliciaram-se com a aprendizagem prática de uma tradição cultural. O foco desta vez, foi a produção da rapadurinha de leite. Os jovens colocaram a mão na massa com o auxílio da Sra. Maria Aparecida Pieroni.
 Eles executaram todos os processos. Primeiramente quatro alunos cortaram e picaram a rapadura, depois colocaram-a no tacho de cobre e outra aluna foi mexendo. O tempo gasto para a rapadura ficar no ponto de sair do fogo, é em média quarenta e cinco minutos, portanto vários estudantes foram mexendo até chegar o momento certo.
 Seguindo este processo os alunos desligaram o fogo e colocaram o tacho sob a mesa. Neste momento vários deles ajudaram, pois tem que esfriar o líquido para coloca-lo na forma. No momento em que colocaram a rapadurinha no recipiente, eles disputaram a famosa “rapa do tacho”. Após esse aprendizado e enquanto ela esfriava, foi servido a rapadurinha preparada no dia anterior.
 O objetivo do projeto é proporcionar aos discentes uma aproximação dessa culinária cultural ainda muito forte no município. De acordo com Lucas Cândido “o forte apoio da direção da Escola Municipal Ibrantina Amaral, está sendo fundamental para o bom andamento das atividades, haja vista a disponibilização dos alunos nos horários solicitados”.
 O Projeto de Educação Patrimonial visa a aproximação da comunidade paraisense à tradição da cultura local. A equipe técnica conta com Angela Maria Duarte, Luiz Ferreira Calafiori e Lucas Cândido de Oliveira.