Paraíso participa da campanha contra meningite

27/11/2009

O setor de imunização, da Secretaria de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso iniciou na segunda, 23 de novembro, vacinação contra a meningite meningocócica C conjugada. Devem procurar as salas de vacinação, crianças com idade entre 3 e 23 meses.
 A campanha vai até o dia 4 de dezembro, sendo que no próximo sábado (28), foi determinado o  “Dia D” contra a doença, quando os postos estarão abertos das 8h às 17h. Uma equipe da imunização estará percorrendo a zona rural com doses da vacina no atendimento à população.
 As salas de vacina que estão recebendo as crianças  são a do Posto de Puericultura, das Unidades de Saúde da Família do Asilo, do São Judas, do Planalto e o da Guardinha. Para receber a vacina, a pessoa tem que apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço, já que não é permitida a vacinação em crianças de fora da cidade.

A doença  —  O termo meningite corresponde ao processo inflamatório das meninges e do líquido cefalorraquidiano (LCR). Apesar da causa mais comum ser infecciosa (através de ,bactérias vírus ou fungos), alguns agentes químicos e mesmo células tumorais podem provocar meningite.
 A meningite bacteriana é uma doença grave, que deve ser tratada como emergência clínica. Pacientes que recebem o diagnóstico e o tratamento adequado tem bom prognóstico (cerca de 90% de chance de cura).
 Inicialmente os sintomas resultam da infecção e a seguir do aumento na pressão intracraniana, podendo cursar com dor de cabeça (cefaléia); febre alta e vômitos; fotofobia; Irritabilidade, delírio e convulsões; rigidez da nuca, ombro ou das costas; aparecimento de petéquias (geralmente nas pernas), podendo evoluir até grandes lesões equimóticas ou purpúricas; resistência à flexão do pescoço.
 A meningite pode causar inúmeras complicações e sequelas neurológicas, como epilepsia, infartos cerebrais e retardo mental em crianças. Por esse motivo o tratamento precisa ser rápido.
 Fora do sistema nervoso a meningite também pode causar complicações. A doença inflamatória pode levar ao choque séptico e distúrbios da coagulação. As bactérias podem também se difundir para outros locais, causando endocardite e pioartrite. Além disso há registros de perda de parte da audição.