Paraisense participará de congresso internacional

27/11/2009

A enfermeira e mestre em Promoção de Saúde de São Sebastião do Paraíso, Paulina de Souza participará do II Congresso Internacional e IV Simpósio Nacional de Geografia da Saúde organizado pela Universidade Federal de Uberlândia que ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro deste ano, no Centro de Convenções da Universidade.
 Paulina falará sobre “Epidemiologia das Mordeduras Caninas no município de São Sebastião do Paraíso”. A enfermeira fez um estudo que teve como objetivos determinar a incidência média de mordeduras caninas no município entre julho de 2003 e julho de 2009, caracterizando quanto a faixa etária e sexo das vítimas. Com o trabalho a mestra também avaliou o tipo de tratamento prescrito e a distribuição nas diferentes regiões do município.
 No estudo foi descoberto que a incidência de mordeduras em Paraíso está acima da média, principalmente nas regiões classificadas como periferia. Paulina faz alguns alertas e sugestões para que o problema seja diminuído ou entre na média nacional. “A aplicação de recursos em ações educativas, particularmente voltados para os grupos mais vulneráveis e regiões em que há maior ocorrência de casos de mordeduras caninas, assim como o treinamento do pessoal da saúde e a re-orientação das ações de vigilância epidemiológica podem contribuir para redução dos riscos e dos custos relacionados a esse importante agravo”, relata a mestra em seu trabalho.
 A paraisense é enfermeira e concursada no município e no Estado, presta serviços no Pronto Socorro, em uma empresa particular de saúde em Paraíso e também da faculdade de enfermagem da Faculdade Libertas.