Obras e eventos são discutidos pelo Conselho do Patrimônio

27/11/2009

O Conselho Municipal Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião do Paraíso esteve reunido no dia 7 de outubro, na  Casa da Cultura para tratar de obras  relacionadas à preservação patrimonial e eventos comemorativos aos 188 da cidade, entre outros.
foto: Marco A. Ribeiro A pauta tratou de providências do término da revitalização da  rua Paraíso Antigo (centro); reforma do telhado da Estação São Paulo e Minas (tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal); Jornada Mineira do Patrimônio Cultural; registro da festa da Congada; programação do aniversário da cidade e projeto de Educação Patrimonial.
 Estiveram presentes os conselheiros Lucas Cândido de Oliveira, Maria Júlia Campos Pedroso Gomes, Ana Paula Horta, Terezinha Pimenta Pessoni, Bernadete Aparecida de Aguiar, Lucas Vieira Soares, Maria Zélia da Silva, Marina Cunha Neto Piccirilo e o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Mariano Aparecido Bícego, além da coordenadora do departamento municipal de Cultura, Ângela Maria Duarte.
 Sobre a reforma do telhado da Estação São Paulo e Minas, a conselheira e arquiteta Marina Cunha Neto Piccirillo, recomendou que os trabalhos comecem no próximo ano devido ao período chuvoso que se inicia, observação esta, aceita e aprovada  pelos demais membros.
 O secretário Mariano Bícego solicitou aos conselheiros uma seleção de fotos antigas representantes da história de São Sebastião do Paraíso para compor a nova exposição permanente na Casa da Cultura. Marina Piccirilo sugeriu que as fotos escolhidas sejam compiladas em um CD, preservando a memória da cidade, divulgando-a para outras  regiões através dos turistas, e os recursos conseguidos sejam transferidos para o Funpac (Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural), para aplicação na preservação do patrimônio cultural local.
 Uma sugestão da conselheira Ana Paula Horta foi a publicação dos assuntos tratados  nas reuniões do Conselho, buscando uma maior interação do mesmo com  a comunidade, mantendo-a  informada  a respeito dos  trabalhos desenvolvidos.