III SECON: definido o casal Beleza Negra 2009

18/11/2009

Programação prossegue até dia 22 com palestras, homenagens, filmes e show

A abertura oficial da III Semana de Estudos da Consciência Negra em São Sebastião do Paraíso (Secon – lei municipal nº 3.264/05), foi marcada por uma missa especial na capela de Santa Paula Frassinetti, na manhã de domingo, dia 15. Cânticos com letras que relembraram a luta do povo negro por liberdade e justiça, leituras e mensagens alusivas ao tema, fizeram parte da celebração.
 No mesmo dia, às 20h, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, aconteceu a 2ª edição do concurso “Beleza Negra” paraisense. Com as dependências do local lotadas, 16 moças e 14 rapazes na categoria adulto foram avaliados por sete jurados nos quesitos: beleza, simpatia, conhecimento da história e cultura afro, além de traje e cabelo afro. A abertura foi realizada por um grupo de nove crianças com idade entre 7 e 14 anos, que participaram da categoria infantil. Durante a apuração dos votos, o público assistiu a um vídeo e a uma apresentação de hip hop com o grupo paraisense Crazy Beat Crew.
 No quesito cabelo afro saíram vencedores Carlos Leonardo Menezes de Paula (salão Adriana Menezes) e Ana Maria Pereira Viana (profissional Baby Brilho), com um prêmio de R$ 50,00 para cada candidato e, quatro anúncios gratuitos, coloridos, 1/8 de página, nas edições de domingo do Jornal do Sudoeste, para os profissionais cabeleireiros.
 O prêmio principal masculino ficou para Túlio Bolívar Falco Claros (3º lugar – R$ 100,00); Nasrudin Alves de Oliveira Silva (2º lugar – R$ 150,00) e Carlos Leonardo Menezes de Paula (1º lugar – R$ 200,00). No feminino, as vencedoras foram  Franciele Martins dos Santos Azarias (3º lugar – R$ 100,00); Samantha Santos Ferreira (2º lugar – R$ 100,00) e Lidiane Cristina Teodoro (1º lugar – R$ 200,00). Renan Augusto da Fonseca, campeão em 2008, passou a faixa para Carlos Leonardo e Lidiane, o novo casal “Beleza Negra 2009”.
 O ingresso para o público assistir ao concurso foi a doação de 1 quilo de alimento não-perecível, entregue às entidades Renascer e Obreiras do Bem pela Gerência de Ação Social da Prefeitura. Foram arrecadados mais de 300 quilos de alimentos.
 Na segunda-feira, fpi exibido um filme-documentário, "Ôrí - Cabeça, Consciência Negra", com abertura e apresentação do grupo Abadá Capoeira, com um número de puxada de rede. O grupo também se apresentou o­ntem com um número de "Capoeira Raiz, Capoeira de Angola" e voltará a se apresentar hoje e amanhã com números de “Maculelê” e “Capoeira Show”, neste último contando com a participação do grupo de hip hop Dragon Ball Crew. Na terça-feira, a antropóloga Lílian Ságio César proferiu a palestra "O que o País pode aprender com a Congada de São Sebastião do Paraíso".
Ontem aconteceu reunião especial da Academia Paraisense de Cultura, com apresentação das escolas municipais Ibrantina Amaral (Verona), Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza) e Noraldinho Lima (centro). Em seguida, houve uma palestra com o acadêmico Luiz Ferreira Calafiori, comentando a obra "Quilombo do Campo Grande", escrita por Tarcísio José Martins.

HOJE na SECON:
Na quinta-feira, tem palestra com a socióloga Daniela Roberta Antônio Rosa (Campinas/SP), com o tema “O Estatudo da Igualdade Racial". Em seguida é a vez do jornalista Maurício de Mello (Franca/SP), com o tema: “Expressões da Cultura Popular nos dias de hoje”. A abertura ficará a cargo do grupo Abadá Capoeira, com um número de "Maculelê".

AMANHÃ na SECON:
Na sexta-feira, 20, dia  da Consciência Negra e do herói nacional Zumbi dos Palmares, tem homenagens a personalidades negras paraisenses, incluindo ausentes e póstumas. Haverá ainda apresentação do grupo Abadá Capoeira, com um número de "Capoeira Show", com participação especial do grupo de hip hop Dragon Ball Crew.

Todos os eventos citados acima serão às 19h30, no Teatro Municipal.

SÁBADO na SECON:

No sábado, dia 21, serão exibidos gratuitamente dois filmes no Cine Teatro 14 Bis. Às 13h30, “Amistad” e às 16h, “Mandela, Luta pela Liberdade”.  No mesmo dia, às 23h, no Estação Show Bar, acontece o “1º Samba da Secon”, com shows dos grupos Meya Boka, Razão de Viver e abertura com Stylo do Samba. Convites a R$ 10,00 à venda no bar do Português, salão Adriana Menezes e promoters. O encerramento da III Secon será com uma missa no domingo, dia 22, às 19h30 na igreja matriz de Nossa Senhora da Abadia. Todos estão convidados.