CONCURSO "Beleza Negra 2009": inscrições até sexta, dia 6

03/11/2009

Vão até sexta-feira, dia 6 de novembro, as inscrições para o 2º concurso “Beleza Negra paraisense – edição 2009”. Moças e rapazes com idade acima de 15 anos (categoria adulto) e crianças de 7 a 14 anos (infantil) podem procurar a Assessoria de Comunicação da Prefeitura (prédio principal – praça dos Imigrantes, nº 100), das 9h às 13h e das 15h às 17h, com cópia do RG e comprovante de residência para obter o regulamento e fazer a inscrição gratuita.
 Menores de 18 anos só podem participar com autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais. O evento integra a programação oficial da III Secon – Semana de Estudos da Consciência Negra de São Sebastião do Paraíso, que acontece de 14 a 22 de novembro no município. O 2º “Beleza Negra” está agendado para domingo, dia 15, às 20h, no Teatro Municipal Sebastião Furlan.
 Para assistir ao concurso, a comissão organizadora trocará o ingresso por um quilo de alimento não-perecível que será doado a uma instituição de caridade definida pela Gerência de Ação Social da Prefeitura. A troca de alimento por ingresso será apenas no dia do evento, na portaria do Teatro, a partir das 18 horas. Menores de seis anos, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais terão entrada liberada.
 Para todos os inscritos na categoria infantil será dado um certificado de participação e um brinde. Na categoria adulto, feminino e masculino, a premiação será em dinheiro: R$ 200,00 para o 1º lugar; R$ 150,00 para o 2º e R$ 100,00 para o 3º. Haverá ainda uma premiação especial de R$ 50,00 para o “melhor cabelo afro”, incluindo também um prêmio para o salão cabeleireiro o­nde a pessoa fez o penteado.
 A escolha dos vencedores ficará a cargo de sete jurados definidos pela comissão organizadora da III Secon. Entre os quesitos avaliados estão simpatia, beleza, cabelo e traje afro. Para este ano, um novo item entrou na avaliação: conhecimento da História e Cultura afro-brasileira. A comissão esclarece que, por se tratar de um concurso “Beleza Negra”, realizado dentro da Semana de Estudos da Consciência Negra, justifica-se que a candidata (o) na categoria adulto, além de ter beleza e simpatia, tenha também conhecimentos mínimos da história e da cultura da raça a qual pertence.
 Cristiane Aparecida Marcelino Campos e Renan Augusto da Fonseca, eleitos em 2008, vão passar a faixa para o novo casal “Beleza Negra” paraisense. A participação no 2º concurso é restrita a pessoas que residem em Paraíso, distrito de Guardinha, Termópolis e zona rural. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3539-7007, horário comercial.