Paraíso entre as cidades mineiras com mais oportunidade de emprego

19/10/2009

No mês em que comemora mais um aniversário de fundação – 188 anos, a cidade de São Sebastião do Paraíso, localizada no sudoeste de Minas Gerais, está entre os municípios mineiros com mais oportunidades de emprego. Assim apontam dados do Sine (Sistema Nacional de Empregos), divulgados esta semana pelo jornal Estado de Minas.
 No sul do Estado, apenas as cidades de Paraíso e Varginha foram citadas. O levantamento tem como referência vagas que estavam abertas no Sine nos dias 5 e 6 de outubro. Auxiliar de linha de produção e costureira de máquinas industriais eram as ofertas em maior destaque no município paraisense, enquanto que, gestor de vendas e oficial de serviços gerais as vagas destacadas em Varginha.
 “É com satisfação que vemos este resultado, fruto de um trabalho consolidado, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Industrial e as empresas paraisenses há mais de 15 anos”, destacou o vice-prefeito Márcio da Silveira. Segundo ele, a administração articula para melhorar cada vez mais a oferta de empregos. Uma das ações será, em breve, a instalação em Paraíso de uma unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “Isto possibilitará mão de obra mais qualificada, aumento do poder aquisitivo, da faixa salarial e da renda”, afirmou, destacando as empresas de facções e calçadistas que sempre abrem vagas, além do setor de prestação de serviços.
 A pesquisa feita pelo jornal mineiro, o Sine e o grupo Selpe, especializado no recrutamento de mão de obra, mostra que esse retrato da retomada do emprego pode ser observado em praticamente todas as regiões do Estado.  Das mais de 850 cidades mineiras, foram selecionadas as principais oportunidades em 22 dos municípios mais importantes das áreas Central, Centro-Oeste, Zona da Mata, Sul, Noroeste, Norte e Triângulo Mineiro.
 O mapa do emprego traçado com as principais vagas por região indica que os empregadores buscam uma grande diversidade de profissionais, envolvendo todos os níveis de formação escolar, do ensino fundamental ao superior completo. Os salários variam bastante. As vagas citadas pela pesquisa e ofertadas em Paraíso tinham salários de R$ 465,00 a R$ 551,00.
 O comércio foi um dos setores que voltaram a contratar, mais em função das vagas temporárias típicas  do fim de ano. Nas 108 agências do Sine no Estado, o setor respondeu por 2,5 mil vagas ofertadas em a gosto. As empresas prestadoras de serviços geraram a maior parcela do total, concentrando 4.407 oportunidades e, a grande surpresa da pesquisa ficou por conta da indústria de transformação, ao abrir 2.642 vagas no mês analisado, quatro vezes  acima do resultado de julho.