Cultura participa de Fórum do patrimônio em BH

14/10/2009

Nos dias 26 e 27 de setembro, a chefe do departamento de Cultura de São Sebastião do Paraíso, Angela Maria Duarte, e o secretário do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Lucas Cândido de Oliveira, participaram do 2º Fórum de Agentes do Patrimônio: Mestres e Conselheiros, em Belo Horizonte.
 De acordo com Angela, o fórum cumpriu o objetivo de capacitar a metodologia em Educação Patrimonial e atualizar o conhecimento dos conselheiros e agentes municipais sobre as questões relativas ao patrimônio, “o que é especialmente importante num ano em que começa a vigorar a nova deliberação normativa do ICMS Cultural, aprovada pelo Conselho Curador do Iepha-MG”, disse.
 O fórum promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto de Estudos de Desenvolvimento Sustentável (IEDS), com a co-participação do Mestrado Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (MACPS), Ministério Público Estadual e do Iepha, proporcionou também uma proveitosa  troca de experiências entre os agentes municipais e conselheiros presentes.
 A programação do evento constou de cinco oficinas com os temas: Educação Patrimonial; Fontes de recursos e financiamento; O papel dos conselhos municipais; Instrumentos de preservação e Patrimônio imaterial; Sessões de comunicação para pesquisadores  com os temas: Gestão do patrimônio cultural: conselhos, agentes e políticas públicas; Instrumentos e financiamentos; Patrimônio imaterial e educação patrimonial; Conferências com os temas: Patrimônio e Valores; ICMS Cultural, a nova deliberação do Conselho Curador do Iepha-MG 2009; A visão do Ministério Público sobre as atribuições e responsabilidades dos Conselhos Municipais e mesas redondas com os temas: Experiências municipais de preservação do patrimônio  e Patrimônio natural e cultural.
 Ao final do evento foi  lançado o livro "Mestres e Conselheiros - Manual de atuação dos agentes do patrimônio cultural, uma ferramenta indispensável para todos que atuam na área.