JIMI 2009: Paraíso é campeão no basquete masculino

31/07/2009

Quem foi ao Ginásio da Barrinha, em Passos, na manhã deste dimingo, 26/07, esperando um grande jogo de basquete na final da segunda fase do JIMI 2009, Região Sul, com certeza não se decepcionou.
Intensidade e superação deram a tônica, em jogo muito disputado e muito aguardado, tendo em vista a saudável rivalidade entre as duas cidades.
Desde o início da partida, os jogadores de Passos contaram com um importante aliado, a torcida, que encheu as arquibancadas do ginásio, empurrando os locais. Esta pressão abalou inicialmente os jogadores do Paraíso Basquetebol,  demonstrando um certo nervosismo, errando lances simples. No entanto o técnico e jogador Jefferson, acalmava seus pupilos, que logo abriram 3 cestas de vantagem. Subitamente, em um lance isolado, a equipe paraisense sofreu um choque. Jefferson acusou uma dor na parte posterior do tornozelo e logo foi constatado o rompimento do tendão de aquiles e o atleta levado às pressas para o pronto-socorro de Passos. Este fato, além do ala Mutombo cometer 4 faltas seguidas, desestabilizou novamente o time de São Sebastião do Paraíso, agora sem seus principais arremessadores e a equipe passense se aproximou no marcador, com o placar ao final do primeiro tempo apontando 31 x 34 a favor do Paraíso Basquetebol.
Após o intervalo, o técnico Jeferson, já de volta do hospital e com a perna engessada, tratou de esfriar um pouco o jogo, mas Passos manteve a pressão. Aos poucos, no entanto, Paraíso abriu uma pequena diferença, que foi ampliando durante o terceiro quarto, com cestas de dentro do garrafão e em contra-ataques, embora seus jogadores ainda cometessem erros de finalização, principalmente nos lances livres. No ultimo quarto, os paraisenses apenas administraram a vantagem conseguida, finalizando o jogo com 16 pontos de vantagem : 62 x 78. Os principais pontuadores da partida foram Gustavo com 22 pts e Dinho com 16 pts pelo Paraíso Basquetebol enquanto Wesley e Deferson, com 17 pts cada marcaram por Passos.
Com esta vitória, a equipe paraisense conquistou, além do titulo desta fase, a vaga para a etapa final do JIMI, a ser disputada em outubro, na cidade de Uberlândia, quando decidirá contra Uberlândia, Betim, Montes Claros, Lagoa Santa, Patos de Minas e Juiz de Fora o direito de se intitular a melhor equipe do interior de Minas Gerais. Antes disso irá enfrentar um desafio contra as três melhores equipes do Estado do Paraná, Londrina, Maringá e Campo Mourão, no torneio Copa Aquarius Fresh, neste final de semana, em Campo Mourão.
A equipe passense, com o vice-campeonato, também irá a Uberlândia em outubro, disputar a série 2 do JIMI 2009.