Congada participa de festival em Bom Jesus da Penha

31/07/2009

A cidade de Bom Jesus da Penha/MG, realizou no domingo, 26 de julho, o XII Encontro de Grupos Folclóricos, um evento que reuniu vários municípios com apresentações de grupos folclóricos e  manifestações de religiosidade popular.
Tendo em vista o elevado conceito da Congada e Moçambique paraisense, os ternos de congo Chambá e Sabiá participaram do evento para um público estimado de três mil pessoas.
De acordo com Maria de Lourdes Silva (mais conhecida como Maria do Chambá, presidente do terno de congo Chambá), “Paraíso foi muito bem recebida pela organização do evento e quando nos entregou o troféu de participação, eles anteciparam o convite para retornarmos no próximo ano. Logo após foi servido um farto almoço aos participantes”, afirmou. Nenê Relíquias, presidente do terno de congo Sabiá, destacou que é muito importante este intercâmbio cultural, “pois valoriza o congadeiro e divulga o trabalho que desempenhamos o ano todo junto ao terno".
A chefe do departamento de Cultura da Prefeitura de Paraíso, Angela Maria Duarte, ressalta que o município tem se empenhado em divulgar a Congada e Moçambique paraisense, evento folclórico religioso considerado um dos nossos maiores patrimônios culturais.
Apresentaram-se também no evento diversos grupos de congo, moçambique, folia de Santos Reis, folia do Divino Espírito Santo, caiapós, pastorinhas e companhias de pastores.