Funcionários municipais recebem orientações sobre a gripe A

28/07/2009

Aproximadamente 100 funcionários da prefeitura de São Sebastião do Paraíso receberam orientações sobre a gripe A (Influenza H1N1) na quinta-feira, 23 de julho, no Ambulatório Municipal.
 A iniciativa do diretor de saúde e ação social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, vem de encontro ao grande destaque que a mídia nacional está dando ao assunto. “Muitos funcionários estão  nos procurando para saber qual o melhor procedimento a ser tomado em caso de suspeita da gripe A. Decidimos então, em parceria com a Gerência de Saúde e a Vigilância em Saúde, fazer um bate-papo, além de uma orientação, primeiramente aos nossos funcionários. Paralelo a isso, outras palestras já estão sendo preparadas para serem realizadas nas empresas”, esclarece Marcos Rogério. Ele ainda insiste que a prevenção é o método mais aconselhável de se evitar a infecção e garante que até a presente data, não há nenhum caso positivo em Paraíso.
 Representantes dos mais diversos setores como diretorias de Obras e Infra estrutura; Educação; Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil; Gerência de Esporte e Cultura, além dos funcionários lotados no Paço Municipal e funcionários da Saúde participaram atentamente da palestra, interrompendo sempre, com muitas dúvidas.
 As orientações foram repassadas pela enfermeira do Ambulatório Municipal Vanessa de Pádua Oliveira e também pela enfermeira do Controle de Zoonoses e membro da comissão de enfrentamento da Gripe A em Paraíso, Juliane Cristina Amorim.
 As orientações foram as seguintes: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir e espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; ao tossir ou espirrar, tape o nariz e a boca com lenço de papel e deixe-os no lixo. Se apresentar os sintomas da gripe (febre acima de 38º, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória)., não use medicamento sem a prescrição médica (a automedicação pode ser prejudicial á sua saúde); evite locais com acúmulo de pessoas e ambientes fechados; evitar contato das mãos com olhos, nariz  e boca; e procurar o seu médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima da sua casa.
 Ao procurar o médico, ele fornecerá todas as informações necessárias ao paciente e se necessário, uma equipe da vigilância epidemiológica irá visitá-lo para maior averiguação do caso.
 Outras medidas que a Diretoria de Saúde está providenciando é a produção de folders com as informações necessárias à população e também a disponibilização de funcionários para realizar palestras nas empresas do município. Empresas interessadas deverão entrar em contato pelo telefone 3539-7002.