Cosems regional de Passos realiza reunião com gestores

20/07/2009

Foi realizada na terça-feira, dia 30, a reunião ordinária do Cosems Regional de Passos, antecipando agenda de 2 e 3 de julho. A reunião ocorreu na sede da prefeitura de São Sebastião do Paraíso e teve como pauta a situação do Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS) dos municípios, cirurgias eletivas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA - conforme portaria 1020), rede de oftalmologia, Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e transporte sanitário, além das apresentações sobre o consolidado de pactuações realizadas na Comissão Intergestora Bipartite (CIB - macro de junho de 2009) e o programa Saúde em Casa, incentivo por unidade, pacto e meta com analise nos resultados de 2008.
 A reunião foi realizada pelo presidente do Cosems Regional de Passos, e também diretor de saúde de Paraíso, Marcos Rogério de Paula Oliveira, juntamente com o apoiador regional do Cosems, Adriano Rosa Nascimento e contou com a participação dos secretários de saúde das cidades de São Tomas de Aquino, Itamoji, Jacuí, Passos, Delfinópolis, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Itaú de Minas, Pratapolis, São João Batista do Glória e São José da Barra.
 De acordo com Marcos Rogério, a reunião ordinária referente ao mês de julho foi antecipada para o dia 30 de junho, em função do prazo para o envio das informações para a Câmara Técnica do Cosems. Ainda nessa semana ocorrerão as reuniões de CIB-Paraíso em Pratapolis, no dia 2 e da CIB-Passos, em Vargem Bonita, no dia 3.
 O assunto de maior repercussão foi o programa Saúde em Casa, o­nde se propõe uma nova estratégia por parte da Secretaria Estadual de Saúde em relação aos repasses, vinculando em 50% fixo e 50% variável, condicionado a atingir metas em quatro indicadores, sendo estes indicadores o motivo de grande polêmica.
 Por fim foi ressaltada a importância da participação dos secretários de saúde nessas reuniões, permitindo a transparência e parceria com os gestores locais a fim de proporcionar a visão sistêmica e estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS) com intuito do fortalecimento de nossa região.