Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Vigilância em Saúde divulga números da vacinação em idosos

08/05/2009

 O setor de Vigilância em Saúde de São Sebastião do Paraíso divulgou na  segunda-feira, 4 de abril, o número de  pessoas, acima de 60 anos, vacinados no município. De acordo com a coordenadora do setor, Lucymeire Aparecida Bueno de Oliveira, até esta data 4.217 pessoas foram vacinadas contra a gripe. Outras vacinas  também são feitas para atualização do cartão de vacinação do cidadão.
 A vacinação em Paraíso começou no dia 20 de abril, o­nde algumas equipes foram disponibilizadas para percorrerem a zona rural do município. Na quarta-feira, 22, houve a abertura da campanha na cidade e no sábado, 25, foi a abertura oficial da campanha em todo o Brasil e quem se vacinou nesse dia tanto no Posto de Puericultura como na coreto da Praça da Matriz, ainda tomou um cafezinho gentilmente cedido pelas empresas parceiras.
 Antes do início da vacinação oficial, a Vigilância em Saúde promoveu a imunização de idosos acamados, com dificuldade de locomoção e internos de instituições de longa permanência como o Asilo São Vicente de Paulo. As equipes fazem um trabalho casa a casa na zona rural, desde o dia 20 de abril, assegurando que o maior número possível de idosos sejam imunizados.
 Segundo o Ministério da Saúde, estudos indicam que a vacina contra a Influenza reduz em mais de 50% a incidência de doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias, além de 31% das mortes hospitalares por pneumonia e gripe e cerca da metade das mortes hospitalares relacionadas a outras doenças respiratórias.
 A realização da campanha segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe, doença infecciosa aguda, de natureza viral e altamente contagiosa pois em geral, a gripe entre jovens não representa um problema de saúde pública. Eles costumam perder um dia de estudo ou trabalho porque ficam de cama. No caso dos idosos, além do organismo ser mais vulnerável à gripe, eles podem sofrer complicações mais sérias, como a pneumonia.
 A vacinação continua até a sexta-feira, 8 de maio, em todos os postos de vacinação espalhados pela cidade.